Em ato realizado no Sindicato Rural nesta quinta-feira (29), os vereadores Brendo Braga, Adir Cunico e Gringo do Barreiro, acompanhados do presidente da Câmara, Rodrigo Matterazzi, participaram da entrega de 110 câmeras de segurança que serão instaladas em 45 pontos de comunidades rurais. A iniciativa do Poder Executivo integra a segunda etapa do programa estadual Vigia Mais e visa fechar o cerco de monitoramento no perímetro externo do município.
Durante a solenidade, os parlamentares acompanharam a formalização do repasse dos equipamentos, que ficarão sob a responsabilidade das próprias comunidades para manutenção, enquanto o monitoramento será realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).
O presidente Rodrigo Matterazzi ressaltou a importância da ação para inibir furtos inclusive de placas solares e para dificultar o uso de estradas rurais como rotas de fuga após crimes na zona urbana. “Essas câmeras vão trazer mais agilidade na solução de ocorrências e aumentar a sensação de segurança no campo”, afirmou.
Também estiveram presentes no ato o prefeito Alei Fernandes, o vice prefeito Acácio Ambrosini, o secretário adjunto de Segurança Gilvano de Ávila, o Ten Cel PM Jorge Luiz de Almeida comandante da PM e o presidente do Sindicato Rural, Diogo Damiani.
Com essa nova leva, o município avança na expansão do sistema de videomonitoramento, que já conta com 345 câmeras em operação na área urbana e deve superar 850 equipamentos após a conclusão de todas as instalações planejadas.