A crescente demanda por serviços de assistência social em áreas afastadas do centro urbano de Sorriso motivo o vereador Brendo Braga a defender a implantação de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante no município. A proposta busca ampliar o acesso aos programas socioassistenciais, especialmente para populações residentes em comunidades rurais, distritos.
Atualmente, muitas famílias em situação de vulnerabilidade encontram dificuldades para se deslocar até as unidades fixas do CRAS, localizadas em pontos mais centrais da cidade. Esse obstáculo compromete o atendimento a pessoas que necessitam de apoio social, orientação ou encaminhamentos para benefícios como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de atividades socioeducativas e de fortalecimento de vínculos familiares.
De acordo com o parlamentar, o modelo itinerante é uma alternativa eficiente para levar os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a todos os locais. “O CRAS Itinerante tem a vantagem de chegar onde o poder público muitas vezes não consegue, promovendo cidadania e reduzindo desigualdades sociais”, destaca.
Segundo Brendo, com o crescimento da população, especialmente nos bairros mais distantes, “é preciso que o serviço social vá até essas pessoas, garantindo dignidade e proteção social”.
A Indicação 614/25 – subscrita pelos demais vereadores – foi apresentada na sessão ordinária dessa segunda-feira, 26.