Em uma movimentação para alinhar os interesses do município a iniciativas nacionais de desenvolvimento, o vereador Wanderley Paulo e a secretária adjunta de Assistência Social, Rejane Reis, reuniram-se no último dia 1º de outubro com a equipe de projetos nacionais do SENAI. O objetivo central do encontro foi articular a adesão ao "Projeto Novos Rumos", uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)A iniciativa tem como missão enfrentar a vulnerabilidade social por meio da educação e qualificação profissional, criando uma ponte entre as indústrias e as comunidades do seu entorno .

Um dos pilares do "Novos Rumos" é o modelo de financiamento, que opera em uma relação de "um para um": cada empresa participante realiza um aporte financeiro, que é duplicado pelo BNDES, com os recursos direcionados para ações de capacitação . A iniciativa posiciona-se como um avanço concreto na agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), ao incentivar o investimento privado em capital humano .

O programa é destinado a um público diversificado, incluindo pessoas de baixa renda, indígenas e outras populações em situação de vulnerabilidade. A meta é dupla: gerar aumento de renda e capacitar os participantes para o acesso ao mercado formal de trabalho .

Durante a reunião, foram citados exemplos de áreas para os cursos, alinhados às demandas do mercado local e à Indústria 4.0. Entre elas estão Internet das Coisas, manufatura aditiva, Big Data, inteligência artificial e economia verde .

Além da formação técnica, o projeto busca aprimorar competências socioemocionais dos participantes. "A pessoa é, muitas vezes, contratada por seu conhecimento técnico e desligada por uma inabilidade comportamental. Esses cursos inserem temáticas como negociação e trabalho em equipe, que o mercado tanto valoriza", destacou Gislaine Luciana, Especialista de Desenvolvimento Industrial I do Departamento Nacional do SENAI .

A articulação do vereador Wanderley Paulo busca, portanto, garantir que o município não fique de fora desta oportunidade, traduzindo um programa nacional em resultados concretos de inclusão social e desenvolvimento econômico local. "Vamos solicitar junto aos vereadores colaboração para destinar parte das emendas impositivas e, em parceria com o município, fazer o maior projeto de capacitação da classe trabalhadora. Assim, conseguiremos gerar empregos e renda com mão de obra capacitada", pontuou Wanderley Paulo.