Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Notícias

Quinta-Feira, 06 de Junho de 2019 21:37

AMIGOS DA TERRA

Utilizando materiais recicláveis alunos do Centro Social São Francisco de Assis apresentam espetáculos com base na Cartilha Amigos da Terra

Alunos que são atendidos pelo Centro Social São Francisco de Assis apresentaram no ultimo dia 05/06, data em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, duas peças teatrais relativas à preservação do meio em que vivemos.

O primeiro espetáculo “Boas Práticas Que Preservam a Vida”, tem como base a 6ª edição da Cartilha Amigos da Terra – Boas Práticas que Preservam a Vida – do projeto Sorriso Vivo, desenvolvido pelo CAT Sorriso. Utilizando o mesmo tema da cartilha. A peça traz os personagens o lobo guará Coringa (mascote do projeto Sorriso Vivo) e seus amigos, Lili (anta), o macaco prego e a onça que saem para entregar os convites do aniversário de 14 anos do Coringa. Eles chegam às fazendas que são parceiras do CAT, e ficam felizes em ver que em todas essas propriedades estão sendo aplicadas as boas práticas agrícolas, como a técnica do plantio direto, respeito à biodiversidade, tratamento e descontaminação das águas que lavam os tratores, plantio de mudas nativas, cultivo de hortaliças orgânicas, entre outras.

A segunda peça, intitulada “A Colheita”, que trata do tema plantio e colheita, onde os alunos encenam a plantação e a colheita do milho.Em certo momento, é feito um agradecimento especial ao produtor rural e ao homem do campo. No final, a colheitadeira colhe o milho e ele cai pela frente da colheitadeira. A música usada na peça “Terra Tombada”, de Chitãozinho e Xororó emociona o público presente.

Todos os figurinos e objetos cênicos utilizados nos espetáculos foram confeccionados utilizando materiais reciclados (papelão,espumas velhas, caixas de ovos, potes de sorvete etc. ).

“Nós do Centro Social São Francisco de Assis nos sentimos honrados pela parceria com o CAT, que nos forneceu as Cartilhas do Clube dos Amigos da Terra. E utilizando o tema da mesma, nossos alunos apresentaram a peça de teatro "Boas Práticas Que Preservam a Vida" e a peça "A Colheita" e foi muito gratificante”. Adriana Peres Coordenadora

“Nossa instituição trabalha e se preocupa com a Educação Ambiental, através das oficinas de Teatro, Artes Visuais, e Horta, utilizando materiais reciclados nas aulas e trabalhando os temas ecologia e preservação ambiental”. Afirma Eliane Tibaldi, professora de Teatro e Artes Visuais.

O Centro Social São Francisco de Assis, fica situado na Rua Turmalinas, Bairro Industrial e atende 160 crianças da Zona Leste, na faixa etária de 07 a 14 anos, no contra turno da escola.

Fonte: G1 - RADIO SORRISO

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

NOTÍCIAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}