Segunda-Feira, 15 de Julho de 2024

Notícias

Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2023 10:03

Sorriso: Voluntários tiraram quase 8 mil resíduos da Área Verde Central durante mutirão de limpeza

Sorriso aderiu, pela terceira vez, à ação realizada em todo o mundo

 

 

A ação alusiva ao Dia Mundial da Limpeza, realizada no sábado (16 de setembro), na Área Verde Central, resultou na destinação correta de 7.874 itens, organizados em 55 sacos de lixo. Estes “microlixos”, que muitas vezes escapam à limpeza diária, podem trazer danos, como o entupimento de canais de drenagem pluvial, por exemplo.

 

 

Para o coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins, a ação serve como um alerta sobre o quão importante é o ato de “não lançar” estes resíduos em locais inadequados. O clássico bordão “lugar de lixo é na lixeira”, segue totalmente necessário, visto que a grande reflexão trazida pelo Dia Mundial da Limpeza, celebrado oficialmente em 17 de setembro é justamente que “não existe planeta B”.

 

 

“Mais que limpar, organizar e bem gerir nossos resíduos, precisamos, cada vez mais, rever nossas práticas de descarte e, principalmente, de consumo”, reflete Diogo.  A terceira edição do Mutirão Ecológico do Dia Mundial da Limpeza, que é oficialmente celebrado no dia 17 de setembro, reuniu 50 voluntários. Dentre eles, alunos do curso de Gestão Ambiental do IFMT, integrantes da Associação Estudantil de Sorriso (AES), da Faculdade Anhanguera, do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde e Saneamento, da Casa dos Conselhos.

 

 

Para o coordenador da Casa dos Conselhos, Celso Marcon, a gestão dos resíduos deve ser circular e não mais linear. “Os resíduos não devem ser mais descartados, e sim, reaproveitados, seja para gerar energia, para resultar em novos produtos, como tijolos, por exemplo”, lembrando que, por ser referência mundial na produção de grãos, Sorriso também se preocupa com a preservação do meio ambiente. “Da mesma forma que não existe planeta B, também não há como se pensar o agro sem manter o meio ambiente saudável”.

 

 

Assim como nos anos anteriores, a atividade foi realizada em parceria com o Instituto Lixo Zero e a organização Limpa Brasil.

 

 

Sobre o Dia Mundial da Limpeza

 

 

O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta.

 

 

Sobre o Eco Sorriso

 

 

O Eco Sorriso vem sendo desenvolvido pela Prefeitura desde 2019 e segue ampliando suas ações no Município. Atualmente, o programa contempla coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta em 49 bairros; pontos de coleta de óleo de cozinha usado em todas as escolas e Cemeis da rede municipal de ensino; educação ambiental, além dos ecopontos para a entrega de recicláveis.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

NOTÍCIAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}