Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Notícias

Quinta-Feira, 28 de Setembro de 2023 14:44

Sorriso: VitaMel realiza palestra que aborda importância das abelhas para manter equilíbrio do ecossistema

Programa VitaMel levou conhecimento para os aluninhos da Escola Maple Bear Sorriso

 

 

Parentes distante das formigas, elas são responsáveis pela polinização de cerca de 80% dos alimentos consumidos em todo mundo. A cada bater de asas as abelham desempenham um papel essencial para manter o equilíbrio de nosso ecossistema.

 

 

E, foi pensando em estreitar os laços entre humanos e os insetos polinizadores que a equipe do programa VitaMel, órgão ligado à Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), entrou em campo nesta quarta-feira (27), ou melhor, em sala de aula para desvendar os enigmas que envolvem a atividade milenar da apicultura.

 

 

Desta vez, o ‘campo experimental’ para palestras foi a turminha do Pré-I (Júnior Kindergarten) da Escola Maple Bear Sorriso.

 

 

Durante a palestra, o grupo formado por 29 aluninhos teve acesso a ferramentas e equipamentos de proteção individual utilizados pelos apicultores para manusear as caixas de colmeias.

 

 

“Nossos alunos aprenderam sobre as espécies de abelhas, sua anatomia, comportamento na natureza, bem como tiveram acesso aos produtos que podem ser extraídos em seu habitat. Foi uma experiência muito produtiva”, avalia a diretora da instituição de ensino, Solange Cruz de Barros.

 

 

A gestora ressalta que a iniciativa de convidar a equipe do programa VitaMel surgiu diante da impossibilidade de promover uma visitação in loco o que poderia, de certa forma, comprometer a segurança dos pequeninos.

 

 

“Eles [VitaMel] conseguiram criar um ambiente realista com todos aqueles objetos e equipamentos. Claro, que sem a presença de abelhas”, assinala.

 

 

O coordenador do programa, Niki Nelson, afirma que alguns alunos já estavam familiarizados com o tema, no entanto, a maioria ficou surpresa ao saber que, além do mel, a apicultura também é responsável pela extração da própolis, pólen, cera, geleia real e o veneno das abelhas que podem ser usados para o tratamento de doenças como artrite, nevrites, traumas, cicatrizes, tendinites, doenças oftalmológicas, entre outras.

 

 

Um dos momentos mais aguardados da palestra, os alunos puderam manusear um favo de mel recém-colhido.

 

 

“Os olhinhos deles brilharam quando viram o favo de mel in natura. A maioria das crianças conhecem o mel apenas das prateleiras do mercado. As informações transmitidas por meio das palestras servem para esclarecer, contribuir no processo de aprendizagem de nossas crianças e adolescentes”, observa Niki Nelson.

 

 

 

 

 

 

 

 

Em junho, a equipe do programa VitaMel levou o ciclo de palestras para dezenas de alunos do 1º ao 3º do ensino médio da Escola Estadual 13 de Maio.

 

 

Sobre o programa

 

 

Mantido pela Prefeitura de Sorriso, o programa VitaMel atende cerca de 53 apicultores distribuídos pelo Assentamento Jonas Pinheiro, Cinturão Verde, Projeto Casulo, distrito de Boa Esperança e, em outras propriedades privadas do Município.

 

 

A estimativa é de que os apicultores de Sorriso produzam em torno de 30 toneladas de mel.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

NOTÍCIAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}