Na prática quer dizer que o imunizante pode ser aplicado em crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, como parte do Calendário Nacional de Vacinação Infantil, assim como ocorre com a pentavalente, a tríplice viral, dentre outros imunizantes.

“A decisão de incluir no Calendário Nacional foi do Ministério da Saúde (MS) e a partir disso o imunizante está à disposição em todas as unidades para crianças a partir de seis meses até cinco anos incompletos”, reforça a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro.

Inicialmente, a recomendação do MS é que as crianças sejam imunizadas com a Pfizer Baby. Hoje, Sorriso disponibiliza doses da Pfizer Baby em todas as unidades. Outro detalhe é que a vacina contra a covid-19 pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do calendário nacional de vacinação e com outros medicamentos; não há necessidade de intervalo entre as imunizações como para H1N1, covid, tríplice, etc.

Para os outros grupos

Além do grupo infantil, a Estratégia de Vacinação contra a Covida-19 para 2024, também traz orientações para os demais grupos. Gestantes, por exemplo, podem ser vacinadas, a qualquer momento durante a gestação, com a vacina Pfizer (RNAm) tanto para iniciar ou completar o esquema vacinal.

O plano também prevê uma dose da vacina para os seguintes grupos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, as  gestantes e puérperas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas imunocomprometidas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, profissionais do sistema prisional e pessoas em situação de rua, que já tenham ou completado o esquema vacinal ou recebido outras doses.

Para os grupos citados acima, somente é necessário observar um intervalo mínimo em relação à última dose de imunizante contra covid recebida. Para gestantes e puérperas, pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos o intervalo observado será de seis meses. Para os demais grupos prioritários o intervalo é de um ano.

E aquelas pessoas que integram o grupo prioritário e que nunca foram vacinadas a recomendação é receber duas doses de vacina em 2024 com intervalo de quatro semanas. E quem não é grupo prioritário e não recebeu nenhuma dose, pode e deve procurar a imunização, não há empecilhos para isso.

“O que o Ministério da Saúde quer, a Secretaria de Estado e nós também aqui no Município, é reduzir os casos graves e óbitos causados pela covid por meio do alcance da cobertura vacinal”, enfatiza Taynná.

Bastante informação técnica, não é mesmo?

Para facilitar, se você tem alguma duvida se pode, se deve ou se está com doses da vacina contra covid-19 atrasada, o mais simples é procurar orientação em uma Unidade Básica de Saúde, (o nosso bom e velho postinho!). Caso seja responsável por menores de cinco anos, leve-o em qualquer unidade com o cartão de vacina e CPF. Se a criança ainda não tiver o CPF, pode ser a certidão de nascimento, na unidade o profissional responsável irá conferir se faltam doses para seu pequeno, quer seja da covid ou qualquer outro imunizante.

Agora se seu filho tiver mais de 5 anos pode procurar a Sala Centralizada de Vacinas no PSF Central ou o PSF Novos Campos para a imunização contra a covid-19. Adolescentes, jovens, adultos e idosos também podem procurar diretamente a Sala Centralizada ou o PSF Nova Integração: é nesses dois ambientes que o imunizante conta a covid está disponível para quem tem 5 anos ou mais.

Para ajudar a gente também fez uma colinha. Confira:

✅ A imunização contra covid-19 passa a ser rotina no Calendário Nacional de Vacinação Infantil para crianças de seis meses a cinco anos incompletos;

✅ Todos os PSFs tem à disposição doses da Pfizer Baby;

✅ O Município oferta todas as doses da vacina contra a covid-19, inclusive a pediátrica, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, no PSF Central e no PSF Novos Campos;

✅ Se tiver dúvidas em relação ao seu esquema vacinal procure o PSF mais próximo de sua casa;

✅ Qualquer dúvida ligue 150.