Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Notícias

Segunda-Feira, 28 de Agosto de 2023 10:36

Sorriso: Sema realiza Mutirão Ambiental entre os dias 28 e 30/08 para sanar dúvidas de produtores sobre o Cadastro Ambiental Rural

De hoje até a próxima quarta-feira, equipe técnica da Sema estará à disposição para esclarecimentos sobre o CAR

 

 

Iniciou há pouco o Mutirão Ambiental Vale do Teles Pires. Realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e instituições parcerias, o mutirão visa sanar as dúvidas dos produtores rurais sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 

 

Na abertura do evento que segue até a quarta-feira, 30 de agosto, secretária-adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, pontuou que o objetivo da Sema é fortalecer o diálogo com o produtor e evitar que ele incorra em ilegalidade e seja multado; além de evitar que o CAR seja suspenso por falta de acompanhamento do processo e, principalmente, aumentar o número de cadastros com documentos e informações adequadas para validação pelo órgão ambiental.

 

 

 

 

“A meta é trabalhar com produção sustentável e chancelar a produção para atender os mercados internacionais”, frisa Luciane. “O produtor precisa entender que ele não pode agir de forma ilegal; situações sem licença ambiental são tratadas como crime ambiental”, ressalta. “A Sema está aqui como parceira, para sanar dúvidas e garantir que todos atuem dentro da legalidade”, destaca.

 

 

O secretário de Agricultura, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Sorriso, Marcelo Lincoln, destaca que o “Município agradece por esse olhar e cuidado da Sema; A Administração está com toda equipe técnica para tirar dúvidas, aprender e posteriormente poder contribuir com nossos produtores”, diz.

 

 

Para o prefeito Ari Lafin, momentos como esse demonstram o quanto a região está comprometida com a sustentabilidade ambiental. Informação reiterada pelo presidente do Sindicato Rural, Sadi Beledelli, que pontua que o Mato Grosso está empenhado em produzir dentro da legalidade.

 

 

Em Sorriso, o Mutirão Ambiental Vale do Teles Pires segue até a quarta-feira, 30 de agosto, com atendimento para produtores dos municípios de Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Sorriso e Tapurah. O atendimento é individual e realizado pela equipe técnica da Sema na sede do Sindicato Rural de Sorriso das 8h às 17h. Beledelli explica que produtores que não tenham se inscrito para o Mutirão, podem, mesmo assim, procurar diretamente o Sindicato para esclarecer suas dúvidas.

 

 

O Mutirão Ambiental é realizado pela Sema; Sindicato Rural em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e prefeituras dos municípios envolvidos.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}