Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

Notícias

Terça-Feira, 30 de Janeiro de 2024 13:30

Sorriso: Secretaria de Saúde volta a divulgar boletim de covid e relatório aponta 28 casos ativos

Observar. Acompanhar. Estudar cenários, elaborar estratégias. E sempre, sempre atender quem precisa. Essa é a função de quem está por trás do monitoramento dos casos de covid-19 em Sorriso, que voltaram a ser registrados. Na manhã desta terça-feira, 30 de janeiro, a Secretaria de Saúde por meio do Centro de informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), voltou a divulgar o boletim covid. No primeiro registro de 2024, constam 28 casos ativos. Desde 1.º de janeiro até esta manhã, o Município já realizou 206 testes para covid com 93 casos confirmados; 64 pessoas já estão curadas; 28 ativas. E, infelizmente, o óbito de um senhor de 72 anos foi registrado ontem, 29 de janeiro.

No boletim desta terça-feira também é detalhada a internação de um homem de 61 anos na Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava. O paciente internado tomou três doses da vacina contra a covid ainda em 2021; o registro médico aponta como comorbidade epilepsia.

“Mais uma vez, ressaltamos a importância de buscar a imunização contra a covid e a intensificação daquelas medidas básicas e já nossas velhas conhecidas como o uso do álcool 70º, a higienização das mãos e o uso da máscara diante de sintomas gripais”, frisa a coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, responsável pelo acompanhamento dos casos de covid no Município.

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, destaca  que com o aumento dos registros, ainda ontem a equipe da Secretaria de Saúde esteve reunida e traçou algumas medidas já válidas para evitar a proliferação de casos. “Estamos organizados para atender toda pessoa que apresentar sintomas relacionados à covid e, como sempre, nossa recomendação é procurar por atendimento o quanto antes assim que o paciente suspeitar de contaminação”, salienta.

O secretário disse acreditar que os novos casos estão diretamente relacionados ao período de férias em que grande parcela da população costuma viajar ou receber familiares de fora. “É um movimento natural aumentar ou surgir casos nesses períodos”, pontua.

Luis Fábio ressalta que dentre as principais medidas já estipuladas pela Secretaria está a abertura do PSF Central aos sábados e domingos, das 7 às 19 horas para atender casos leves de sintomas gripais. “Independente disso, a UPA está aberta 24 horas”, diz. Testes de covid estão à disposição em todos os PSFs. Máscaras e álcool 70º já estão disponíveis em todas as unidades de saúde; também é recomendado que ao acessar serviços de saúde a pessoa compareça de máscara.

 

“E mais uma vez reforçamos que a vacina está disponível na Sala Centralizada que atende no PSF Central e também no PSF Nova Integração das 7 às 19 horas”, recomenda o gestor. Nos dois espaços estão à disposição todas as doses, desde as pediátricas a partir de seis meses, para crianças a partir de dois anos a 12 anos; adolescentes; jovens e público adulto.

Reforçando: coriza, aquele cansaço (a tal da fadiga, né), dor de cabeça, dor muscular, é só procurar uma unidade de saúde e também o PSF Central aos fins de semana. Se a respiração estiver difícil, a dor de cabeça muito forte e a febre muito alta, aí é melhor seguir para a UPA. Seja no PSF (nosso bom e velho postinho), seja na UPA, a orientação é uma só: buscar atendimento médico, pois é o profissional de saúde que vai definir a necessidade ou não da realização do exame para detecção da doença e indicar o medicamento correto, quando necessário.

Acompanhado de perto a situação, o prefeito Ari Lafin detalha que todas as medidas visam tranquilizar e atender quem precisa. “A Prefeitura está atenta e à disposição, e, assim como foi durante toda a condução da pandemia, reforçamos as medidas e tranquilizamos a população com informações, cuidados e ações para detectar, tratar, curar e evitar a contaminação pela covid-19. Nesse momento, estamos muito mais preparados para o enfrentamento”, finaliza.

Fonte: Assessoria

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}