Quarta-Feira, 29 de Maio de 2024

Notícias

Terça-Feira, 31 de Outubro de 2023 16:10

Sorriso: Saúde realiza mutirão de exames de endoscopia, com recursos 100% municipais

Sorriso realiza mais um mutirão nesse fim de semana, entre os dias 02 a 04 de novembro. Dessa vez, o cuidado é voltado à pacientes que necessitam realizar exames de endoscopia. Por meio do Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires, Sorriso adquiriu e irá custear a realização de 80 exames. E o melhor, os pacientes não precisarão se deslocar para outros locais, pois tudo será realizado no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima em Sorriso mesmo. Somente para a realização dos exames foram aplicados R$ 30,4 mil em recursos municipais.

 

 

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, frisa que houve um grande esforço da Secretaria de Saúde junto ao prestador de serviços para viabilizar esses exames que são de alta complexidade. “Nossa meta é que daqui para frente esse atendimento seja constante, pois quem ganha com isso são os nossos pacientes que precisam dessa avaliação”, diz.

 

 

“Ficamos realizados quando conseguimos ajustar o serviço e atender uma demanda de pacientes que aguardam o exame; essa oferta de serviço era um grande problema que enfrentávamos”, salienta.  

 

 

E para que tudo dê certo, o secretário faz um apelo: que os pacientes agendados não faltem. “É muito difícil conseguir exames como esses, pois são de alta complexidade, então não podemos e não devemos desperdiçar, por favor, não faltem”, ressalta.

 

 

E para quem está aguardando exame como o de endoscopia, sempre é bom lembrar que a ordem de chamada é pela classificação de prioridade, ou seja, os casos mais graves são chamados primeiro, especialmente casos em que há suspeita de doenças graves. Porém, todo paciente que aguarda realização de endo e tem alguma dúvida, pode e deve procurar informações; ou diretamente no PSF ou pelo Whatsapp da Central de Regulação pelo número (66) 99978-8441 que atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas.

 

 

Luis Fábio pontua que o trabalho da Central de Regulação é complexo e para que o paciente dê continuidade ao tratamento, após receber o resultado dos exames o paciente é encaminhado para o retorno médico com o especialista para a sequência do tratamento. Todas as ações são coordenadas e estão sendo proporcionadas de forma 100% gratuita com recursos municipais. “A gente trabalha muito, conversa muito, busca parceiros para a realização, busca recursos financeiros e temos no prefeito Ari Lafin um grande parceiro, que nunca nega valores para a aplicação em saúde e quando conseguimos êxito é muito especial”, destaca Luis Fábio.

 

 

Outros mutirões

 

 

Além do mutirão de exames, Luis Fábio, lembra que há outros mutirões em andamento com atendimentos eletivos bancados pela Prefeitura junto ao Hospital e Maternidade 13 de Maio, no Hospital Cândido Portinari e também atendimento fora do Município como no Hospital Hilda Strenger Ribeiro de Nova Mutum. Para os próximos dias estão previstos ainda avaliações pré-cirúrgicas para procedimentos de hérnia, vesícula, varizes colostomia e cirurgias de pterígio.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}