Esses números são exclusivamente dos processos via Consórcio de Saúde. Além disso, o Município oferta exames no próprio Ambulatório Multiprofissional de Especialidades Ari Jaeger e na Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava. Somente no AME, são mais de quatro mil exames mensais. Também não estão inclusas ações como o transporte de pacientes para fora do Município.

“Geralmente, o início do ano é mais tranquilo; porém esse ano foi atípico, já iniciamos com cirurgias no dia 1.º de janeiro. A equipe está empenhada em atender com agilidade e, graças a Deus, os profissionais da saúde e hospitais estão nos dando respostas com agilidade para ofertar saúde à população”, comenta o secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro.

Para o mês de março, por exemplo, já estão agendadas 364 ações que englobam cirurgias de pterígio (25 pacientes); e de vasectomia (20 pacientes). Também estão programadas 33 consultas pré-cirúrgicas para laqueadura; além de mais 105 consultas ginecológicas; 11 consultas para histerectomia; 22 consultas ortopédicas; 32 consultas oftalmológicas; 33 exames de doppler venoso e 50 exames de audição. “Neste momento mesmo estamos com 11 pacientes na recepção do hospital para realizar as consultas para histerectomia”, frisa o secretário.

As consultas, exames e procedimentos agendados para março serão realizadas em Sorriso, o que facilita a logística de acesso para o próprio paciente. “Quando algum procedimento não é realizado aqui, buscamos apoio na região; nossa meta é não deixar ninguém sem atendimento”, diz.

Para todos os procedimentos da rede pública de saúde do Município, a porta de entrada para é o Programa de Saúde da Família (PSF) da área de cobertura do paciente. É sempre a partir do atendimento no PSF que o paciente recebe as orientações médicas, faz os exames necessários e é encaminhado para cirurgia, caso o médico confirme a necessidade.

Para acompanhar pedidos 

E para quem está aguardando procedimentos pela rede municipal, sempre é bom lembrar que a ordem de chamada é pela classificação de prioridade, ou seja, os casos mais graves são chamados primeiro, especialmente casos em que há suspeita de doenças graves. Porém, todo paciente que tem alguma dúvida, pode e deve procurar informações; ou diretamente no PSF ou pelo whatsapp da Central de Regulação pelo número (66) 99978-8441 que atende de segunda a sexta-feira, das 7hs às 11h e das 13h às 17h. E a recomendação para quem tem pedidos encaminhados é manter o número do celular atualizado para que a equipe possa entrar em contato.

Luis Fábio pontua que o trabalho da Central de Regulação é complexo e para que o paciente dê continuidade ao tratamento, após receber o resultado dos exames, a pessoa é encaminhada para o retorno médico com o especialista para garantir a sequência. Todas as ações são coordenadas e estão sendo proporcionadas de forma 100% gratuita com recursos municipais.

“A gente trabalha muito, conversa muito, busca parceiros para a realização, busca recursos financeiros e temos no prefeito Ari Lafin um grande parceiro, que nunca nega valores para a aplicação em saúde e quando conseguimos êxito é muito especial”, ressalta o gestor.

O secretário acrescenta ainda o apoio do Governo do Estado que por meio do Programa Fila Zero tem disponibilizado recursos financeiros para custear parte de todos os procedimentos realizados em Sorriso. “Recebemos apoio integral do prefeito Ari Lafin, do Governo do Estado e também dos nossos vereadores que neste ano destinaram quase 100% das emendas impositivas para a saúde sorrisense”, comemora Luis Fábio.