Segunda-Feira, 15 de Julho de 2024

Notícias

Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024 15:14

Sorriso: Saúde confirma 707 casos de dengue e 945 casos de Chikungunya

Mesmo na estiagem, equipes estão encontrando larvas do mosquito

De acordo com o Boletim de Arboviroses, emitido pela Secretaria de Saúde e Saneamento nesta terça-feira (2 de julho). Desde o início do ano, foram notificados 4.605 casos suspeitos de dengue. Destes, 707 foram confirmados e outros 419 ainda estão sob investigação. Os demais foram descartados.

O vírus da chikungunya contaminou 945 pessoas e outros 70 casos suspeitos estão sendo investigados. Ao todo, foram 1.101 notificações para a doença.

Quanto a contaminações pelo zika vírus, os números seguem os mesmos do boletim divulgado no dia 18 de junho, com três notificações, um caso confirmado, um sob investigação e um descartado.

Os números, divulgados a cada 15 dias, ajudam a traçar um mapa das contaminações e servem como alerta para que a população siga cuidando de cada cantinho da casa e do quintal para evitar a proliferação do Aedes aegypti, o tão conhecido mosquito da dengue, que segue fazendo vítimas também com outras doenças, como a zika e a chikungunya.


“Precisamos evitar que o mosquito possa se reproduzir e manter os ambientes limpos é fundamental para isso, lembrando que qualquer ponto com água acumulada, por menor que seja, já pode ser um berço para que o inseto se reproduza, e, mesmo na estiagem, a equipe está encontrando larvas do mosquito”, reforça a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro.

Denúncias de locais sujos, com muito potencial para abrigar o mosquito,  podem ser realizadas pela Ouvidoria, pelo 150. Outra opção é o aplicativo da Vigilância Sanitária, via Unidade Sentinela, que atende pelo número (66) 99600-1462.

Reveja algumas dicas da equipe para pôr em prática em casa e no trabalho:

✅ Retire os pratinhos nos vasos de plantas e faça furos nos vasos para vazar a água;

✅ Coloque terra ou areia até a borda nos vasos;

✅ Mantenha a caixa d’água fechada;

✅ Retire as embalagens plásticas ou celofane usados em flores e arranjos naturais e de plástico;

✅ Não deixe recipientes como copos, garrafas, embalagens ou sacos plásticos pelo quintal;

✅ Descarte o lixo somente em lugares adequados – essa dica vale para quando você estiver na rua também;

✅ Verifique a situação das calhas de sua residência;

✅ Use repelentes; cuide-se.

E para dar aquela mãozinha na limpeza do quintal, a Prefeitura oferta o serviço de coleta de resíduos sólidos – confira aqui o calendário; em que são recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins que incluem folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada.

 

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}