Contudo, frisa Jéssica, o que chamou a atenção da equipe foi o número de faltantes. Das 40 pacientes agendadas, sete faltaram à consulta - 17,5% do total geral. A coordenadora destaca que esse é um quadro que vem se repetindo há tempos. “Entramos em contato com todas as pacientes informando a data e horário, tivemos a confirmação e, infelizmente, as faltas no sábado”, pontua.

Jessica destaca que com o comportamento, as pacientes acabam se autoprejudicando. Quando uma paciente falta todo seu tratamento fica comprometido e quando ela falta e não comunica, além de comprometer seu tratamento automaticamente prejudica outra pessoa que poderia receber esse atendimento. Nesse caso as pacientes em questão irão perder a data da cirurgia porque não há como operar sem esses exames. “Precisa ficar claro que a consulta é um exame pré-operatório”, reforça.  Agora, as faltantes devem voltar para o fim da fila e aguardar novo chamado.

“Toda nossa estrutura, equipes estavam de plantão no sábado para atender essas pacientes com carinho; agradecemos quem confirmou e veio para o atendimento porque é de interesse do próprio paciente, quem está doente procura ajuda”, destaca o responsável pela Secretaria de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro

Não falte. Sua falta faz falta.

No dia 6 de junho, a Secretaria de Saúde e Saneamento lançou a campanha “Não falte. Sua falta faz falta” que busca conscientizar os usuários do sistema municipal de saúde em relação ao registro de faltas em consultas agendadas. Somente em maio, 860 pacientes faltaram às consultas agendadas com profissionais do Ambulatório Multiprofissional de Especialidade (AME) Ari Jaeger. Todos os faltantes haviam sido previamente comunicados e confirmaram a presença na consulta.

O pedido é para que o paciente que confirmou presença compareça ao AME e realize a consulta. Agora, aqueles que confirmaram, mas por algum motivo não poderão comparecer, devem avisar a equipe com 48 horas de antecedência pelos números (66) 99692-2197 ou 99698-9726.

O secretário frisa que infelizmente o quadro de faltas é comum e atrapalha toda a rede de atendimentos. "Esse cenário também se repete na realização de exames, cirurgias e outros serviços que atrapalha a organização de todo o sistema de saúde; precisamos da colaboração da população", diz o gestor.

“São dados que nos preocupam, por isso alertamos novamente: confirmou, não falte. Se tiver que faltar avise, comunique, possibilite que outra pessoa que também está precisando receba o atendimento correto”, completa Luis Fábio.