Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Notícias

Segunda-Feira, 04 de Setembro de 2023 09:32

Sorriso: Quase 10 mil animais foram vacinados em um único dia e saúde comemora o recorde

“A população nos atendeu e a campanha de vacinação no sábado foi um sucesso”, comemora o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, ao falar do dia D de imunização antirrábica realizado no último sábado, 02 de setembro. Com 15 pontos e mais de 100 servidores atuando durante todo o dia, 9.995 animais foram imunizados somente no sábado.

 

 

Com os números atualizados, desde o dia 10 de agosto quando iniciou a vacinação, Sorriso já imunizou 15.023 animais – 12.465 cães e 2.558 gatos; o que equivale a 95,53% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em 15.660 - 13.120 cães e 2.540 gatos. Especificamente, em relação aos gatos a meta já foi ultrapassada, imunizando 100,71% - foram 18 animais a mais do que o estipulado. Já em relação aos cães, o número alcançou 95,01% da meta inicial.

 

 

Responsável pelo departamento de Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno, pontua que no sábado várias pessoas deixaram o nome em uma lista para atendimento, ou por ter muitos animais ou por ter chego no fim do horário; e nesta segunda-feira, os vacinadores já estão percorrendo os endereços anotados no sábado para a imunização. “Após atendermos esse público da lista iremos abrir, na próxima semana, para novos chamados”, frisa.

 

 

“A campanha nacional encerra no dia 30 de setembro; então a partir da segunda-feira, 11 de setembro, quem ainda não tiver imunizado seu pet poderá ligar na Vigilância Ambiental no número 3907-6960 e agendar a imunização”, explica Claudete. “Até lá atenderemos a lista que já temos em mãos”, reforça.

 

 

A partir do dia 11, a ligação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas; é necessário informar quais animais há na residência para ser imunizados. Vale lembrar que quando o vacinador for até a residência é necessário ter alguém maior de 18 e com domínio sobre o animal a ser imunizado.

 

 

 “Aproveitamos para agradecer a todos os nossos servidores que atuaram no sábado e à população que atendeu o chamado; foram praticamente 10 mil doses em um único dia, esse número é o resultado de uma força tarefa feita à várias mãos”, completa Luis Fábio.

 

 

O que é a raiva

 

 

Segundo a Secretaria de Saúde e Saneamento, "a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos (antropozoonose) pela mordedura, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus da raiva".

 

 

O distúrbio é caracterizado por sintomas neurológicos e, de acordo com a pasta, "é uma doença quase sempre fatal (praticamente 100% dos casos evoluem para óbito), para a qual a melhor medida de prevenção é a vacinação pré ou pós-exposição".

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

NOTÍCIAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}