Quarta-Feira, 29 de Maio de 2024

Notícias

Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2023 14:56

Sorriso: Parque Municipal na Zona Leste é inaugurado e deve seguir passando por transformações na paisagem

Pacote de obras incluiu prolongamento, duplicação e iluminação da Rua Iguaçu

 

 

Muita música, alegria, alto astral. Foi assim que a população sorrisense recebeu o Parque Municipal da Zona Leste, inaugurado no fim da tarde deste domingo (10 de dezembro), com direito à chegada do Papai Noel e acendimento das luzes de Natal.

“Estamos hoje, celebrando, mais que um novo espaço para a população desfrutar de bons momentos de lazer e bem-estar, a transformação de toda uma região que sofria com a degradação ambiental”, destacou o prefeito Ari Lafin, lembrando que o “sonho” de um cartão postal nasceu na contenção de uma erosão.

 

 

O lago artificial conta com 1,6 hectare de lâmina d’água. O local tem acesso pavimentado, iluminação de LED, estacionamento oblíquo, passarelas, paisagismo, e muito, muito espaço para o registro de momentos inesquecíveis. Abastecido por dois poços artesianos, o lago fica ‘no alto’, com três platibandas (degraus) de acesso.

 

 

 

 

Toda empreitada para construção do lago artificial foi conduzida com mão-de-obra e equipamentos 100% da Prefeitura, de maneira articulada entre várias secretarias municipais. Capitaneada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a empreitada também contou com apoio da Secretaria de Transportes (Semtra), assim como as de Fazenda (Semfaz), de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), da Cidade (Semcid), e de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).

 

 

Em uma segunda etapa, a ser entregue em 2024, o “point” receberá ainda outras estruturas, como banheiros, playground, academia ao ar livre e quadra esportiva. Além de receber uma área de lazer, toda a região vem passando, desde 2021, por mudanças significativas em sua infraestrutura. O local, que já foi assolado por uma erosão, vem vivendo um processo de reabilitação urbana desde o ano passado, por meio da drenagem executada na região, do prolongamento da Rua Iguaçu e da construção do lago.

 

 

A paisagem deve incluir ainda um bloco de apartamentos, viabilizados por meio do acordo firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, via programa SER Família Habitação, que agora também conta com apoio do Governo Federal.

 

 

“Em breve, junto ao governador Mauro Mendes, queremos assinar a ordem de serviço para a construção de mil apartamentos que serão financiados em Sorriso, e 240 apartamentos serão viabilizados aqui, nesta região”, adiantou o prefeito.

 

 

Homenagem ao pioneirismo

 

 

O Parque Municipal da Zona Leste homenageia o pioneiro Ângelo Vigolo, que comprou terras em Sorriso ainda em 1975 e veio com toda a família para a hoje “Capital Nacional do Agronegócio” em 1977. O pioneiro, que faleceu em agosto de 2020, “ com certeza, lá de cima, está muito grato por esta homenagem”. Quem agradeceu a homenagem foi a filha Lucinda Vigolo Venturini, que, ao lado do irmão, Geraldo, ajudou a descerrar a placa que inaugura o Parque, junto ao prefeito Ari Lafin, ao vice, Gerson Bicego, secretários e vereadores.

 

 

 

 

Logística

 

 

Durante a entrega oficial do Parque também foram acesas as luminárias de LED da Rua Iguaçu. Desde 2021, a partir do trabalho de contenção da erosão no local, teve início a ação para dinamizar o trânsito na Zona Leste, criando um novo ponto de acesso entre os bairros São Domingos, Vila Bela, Nova Aliança e a MT- 242, bem na região do Morada do Bosque.

 

 

O prolongamento da Iguaçu, que contou com apoio de uma empresa loteadora, só se tornou viável a partir do trabalho de drenagem que foi executado em uma área total de 9,6 mil m², nas proximidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Domingos.

 

 

 A “esticada” na Iguaçu, igualmente executada por equipes próprias, resultou em uma via asfaltada, duplicada, com rotatória e, desde domingo, com iluminação no canteiro central em LED. Também por meio de equipes próprias, foram instalados na via 22 super postes, e, em cada poste, estão sendo dispostas quatro pétalas com luminárias de 200 W. Para prover de energia elétrica a esta estrutura, a via conta com 880 m de rede subterrânea.

 

 

Assessoria

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}