Quarta-Feira, 29 de Maio de 2024

Notícias

Quinta-Feira, 07 de Dezembro de 2023 15:51

Sorriso: Parque Municipal da Zona Leste será inaugurado neste domingo (10/12)

Entrega do lago aos fundos do Vila Bela, assim como da iluminação da Rua Iguaçu, contará com programação especial

 

 

A partir das 16h deste domingão (10 de dezembro), será inaugurado o Parque Municipal da Zona Leste, assim como será oficialmente entregue a iluminação em LED da Rua Iguaçu. O lago aos fundos do bairro Vila Bela, e toda a infraestrutura que vem sendo construída desde 2022, serão apresentados oficialmente aos sorrisenses, com direito à música, diversão, Papai Noel, e claro, o brilho das luzes de Natal.  Ah, já sabe, né...  como o momento vai render muitas memórias boas, vale levar cadeira, pipoca, chimarrão, tereré e curtir o domingo com o astral lá em cima. 

 

 

Programação 

 

 

A programação tem início às 16h, com a performance do DJ Mário Santana. Às 17h, quem assume a festa é o DJ Cuiabano. Às 18h, será feita a cerimônia de inauguração, com acendimento das luzes e a chegada do Papai Noel pelos ares, como manda a tradição.  Na sequência, a cantora Rozana Goulart segue embalando o domingo das famílias sorrisenses.  Todos os artistas recebem apoio da Administração Municipal de Sorriso, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), financiado via do Fundo Municipal de Cultura de Sorriso.

 

 

“Mais que um novo local para o lazer de nossas famílias, este trabalho transformou toda a região, partindo de um cenário de degradação ambiental, para um espaço agradável, moderno, que impacta de maneira positiva o dia-a-dia das pessoas que aqui vivem, assim como todos que passam a adotar a Iguaçu como nova rota no trânsito”, destaca o vice-prefeito Gerson Bicego.

 

 

Homenagem ao pioneiro Ângelo Vigolo

 

 

Já tramita na Câmara de Vereadores de Sorriso o projeto de lei de autoria do vereador Celso Kozak para denominar o local como “Parque Municipal Vila Bela Ângelo Vigolo”, em homenagem ao pioneiro que comprou terras em Sorriso ainda em 1975. O patriarca da família que chegou em Sorriso em 1977 faleceu em agosto de 2020.

 

 

Sobre o Parque Ecológico da Zona Leste

 

 

O  grande destaque do Parque é o lago artificial que conta com 1,6 hectares de lâmina d’água. Isso mesmo, 16 mil metros quadrados preenchidos com frescor e tranquilidade. O local tem acesso pavimentado, iluminação de LED, estacionamento oblíquo, passarelas, paisagismo, e muito, muito espaço para o registro de momentos inesquecíveis. Abastecido por dois poços artesianos, o lago fica ‘no alto’, com três platibandas (degraus) de acesso.

 

 

Em uma segunda etapa, a ser entregue em 2024, o “point” receberá ainda outras estruturas, como banheiros, playground, academia ao ar livre e quadra esportiva. Toda empreitada para construção do lago artificial foi conduzida com mão-de-obra e equipamentos 100% da Prefeitura, de maneira articulada entre várias secretarias municipais, como a de Fazenda (Semfaz), de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), da Cidade (Semcid), Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), de Transportes (Semtra), e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

 

 

Ambiente transformado

 

 

Além de receber uma área de lazer, toda a região vem passando, desde 2021, por mudanças significativas em sua infraestrutura. O local, que já foi assolado por uma erosão, vem vivendo um processo de reabilitação urbana desde o ano passado, por meio da drenagem executada na região, do prolongamento da Rua Iguaçu e da construção do lago. A paisagem deve incluir ainda um bloco de apartamentos, viabilizados por meio do acordo firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, via programa SER Família Habitação, que agora também conta com apoio do Governo Federal.

 

 

Mais mobilidade urbana

 

 

Desde 2021, tem sido intenso o trabalho para dinamizar o trânsito na Zona Leste, criando um novo ponto de acesso entre os bairros São Domingos, Vila Bela, Nova Aliança e a MT- 242, bem na região do Morada do Bosque.

 

 

O prolongamento da Iguaçu, que contou com apoio de uma empresa loteadora, só se tornou viável a partir da ação de drenagem que foi executada em uma área total de 9,6 mil m², nas proximidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Domingos.

 

 

Asfalto e LED

 

 

 A “esticada” na via, também executada por equipes próprias, resultou em uma via asfaltada, duplicada, com rotatória e, a partir de agora, com iluminação no canteiro central em LED. Também por meio de equipes próprias, foram instalados na via 22 super postes, e, em cada poste, estão sendo dispostas quatro pétalas com luminárias de 200 W. A via também conta com 880 m de rede subterrânea.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}