Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Notícias

Quinta-Feira, 28 de Dezembro de 2023 10:49

Sorriso: Mesmo com decisão judicial, Estado não libera medicamentos para paciente sorrisense com câncer

Mesmo com liminar concedida por um Juiz da Comarca de Sorriso em outubro, Maria Salete Berté está há mais de 30 dias sem o tratamento da quimioterapia. Ela foi diagnosticada com câncer de estômago, inclusive com metástase no pulmão. O risco agora, segundo a família, é que a doença se espalhe devido à ausência do tratamento.

A reportagem do conversou com a filha de Maria, Tangriane Gandolfi. Ela contou que a mãe foi diagnosticada com câncer há 3 anos. O início do tratamento foi em Barretos, porém, como a doença progrediu, eles a dispensaram e elas voltaram para Sorriso, onde moram.


Com o apoio da família, Maria foi levada para hospitais particulares onde médicos descobriram 3 tipos de tratamento para a doença. "Descobrimos que tem sim tratamento para ela, são 3 tipos, o primeiro é um comprimido que o SUS não disponibiliza, nem o Hospital do Câncer, aí fiz uma rifa e pagamos 4 ciclos quimioterapia, que parou de dar o resultado. Foi preciso mudar o tratamento para outro mais caro, o dobro do valor, entrei na Justiça, conseguimos pagar 3 ciclos dessa nova quimioterapia e o juiz concedeu a liminar", explicou.


A liminar foi concedida em outubro, o processo foi encaminhado ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em Várzea Grande. Até o momento, a paciente não recebeu o tratamento necessário. Segundo a filha, eles alegam que o processo está e fase de cotação e orçamento. "Eles falam que estão fazendo levantamentos, orçamentos e, nesse tempo, minha mãe já está a mais de 30 dias sem tratamento. Ela já não está comendo mais, minha mãe não está indo ao banheiro e a doença progredindo, avançando e minha mãe piorando, por um total descaso", pontuou.

Fonte: Folha Max

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}