Segunda-Feira, 15 de Julho de 2024

Notícias

Terça-Feira, 03 de Outubro de 2023 08:33

Sorriso: Mais uma etapa do mutirão de cirúrgicas oftalmológicas será realizada pelo município

Somente em outubro serão realizados mais 342 procedimentos

 

 

No próximo domingo, dia 8 de outubro, mais 22 sorrisenses irão realizar cirurgia de cataratas. Dessa vez, os pacientes serão atendidos pela equipe do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima. E além destes, outros 320 pacientes devem ser atendidos pela equipe do Centro Mato-grossense de Oftalmologia (CMO) até o fim do mês, sendo 80 pacientes no dia 21; 80 no dia 22; outras 80 no dia 28 e, finalizando o mês de outubro mais 80 no dia 29.

 

 

Todos os pacientes integram a lista que começou a ser atendida ainda em setembro quando foram realizados 110 procedimentos. No total, desde o dia 1.º de janeiro, já foram realizados 297 cirurgias oftalmológicas no Município.

 

 

E a previsão é realizar mais. A coordenadora da Central de Regulação do Município, Jéssica Toniazzo Lemos, explica que o Município trabalha com uma lista com a necessidade 700 procedimentos oftalmológicos que incluem cirurgias de catarata e de pterígio – nesse total já estão inclusos os pacientes em atendimento pela série de mutirões.

 

 

 “Nós contabilizamos por procedimentos porque geralmente a pessoa acaba tendo que operar ambos os olhos, sendo duas cirurgias; então, nesse caso o número de pacientes é menor”, explica.

 

 

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, destaca que para a realização das 700 cirurgias previstas e as já realizadas, serão investidos mais de R$ 800 mil – R$ 836.000,00; em uma parceria Município/Estado por meio do Programa Fila Zero.   

 

 

E a porta de entrada para tudo isso, vale sempre lembrar, é o Programa de Saúde da Família (PSF). Diante de qualquer alteração, basta que o paciente procure o PSF mais próximo de onde reside; é no PSF com a avaliação médica que o paciente é encaminhado para o atendimento especializado e também para a realização de exames, acompanhamentos e, caso necessário, para cirurgias. “Hoje com 29 unidades de saúde nós temos 100% de cobertura em atenção primária no Município.  Precisou? Procure o PSF”, finaliza Marchioro.

 

 

E se você é um dos pacientes que está na lista de espera para cirurgias de catarata ou de pterígio, fique de olho no telefone, pois a equipe da Central pode entrar em contato para informações sobre seu agendamento. Outra dica importante é manter seu número de telefone e endereço atualizado, a ação é rápida e fácil e pode ser feita no PSF.

 

 

Agora se você conhece alguém ou é um paciente que aguarda por cirurgias oftalmológicas há mais de um ano é só entrar em contato pelo (66) 99978-8441 com a equipe da Central. “Muitas vezes ligamos e a pessoa não nos atende, então caso haja alguém aguardando, com encaminhamento de 2022, é só entrar em contato conosco de segunda a sexta, das 7 às 13 horas”, finaliza Jéssica.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}