Terça-Feira, 18 de Junho de 2024

Notícias

Segunda-Feira, 10 de Junho de 2024 15:00

Sorriso: Mais de 4,5 mil doses são aplicadas durante dia D contra a poliomielite

O Dia D de imunizações contra a poliomielite rendeu mais de 4,5 mil doses de imunizantes aplicados; o número engloba todas as vacinas ofertadas no sábado e que constam no Calendário Nacional de Imunizações. De acordo com o relatório, 3.005 sorrisenses procuraram as unidades. “O número de doses aplicadas é maior porque muitas pessoas receberam mais de um imunizante como de pólio e gripe, no caso das crianças; já os adultos aproveitaram para receber a vacina da gripe”, explica a coordenadora de Vigilância em Saúde; Taynná Vacaro.

O gestor da pasta de Saúde, Luis Fábio Marchioro, também comemora o resultado. “Foi o Dia D com maior registro de participação da comunidade; agradecemos a todos que entenderam a importância desse chamado e compareceram”, diz.

Contudo, frisa o gestor, ainda é preciso imunizar mais crianças já que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para Sorriso é imunizar 10.342 crianças de um ano a menores de 5 anos de idade. “Ainda não conseguimos atualizar no site os dados de sábado, mas nosso objetivo é atingir 95% da meta estipulada”, explica o secretário.

Luis Fábio destaca que a campanha nacional contra a pólio segue até o dia 14 de junho. “Até lá, todas as nossas unidades estarão com oferta do imunizante, então quem não pode ir no sábado, tem até esta sexta-feira, dia 14, para procurar as unidades”, destaca.

E vale lembrar que além do imunizante contra a gripe, diariamente também são ofertadas todas as vacinas de rotina, contemplando desde recém-nascidos até adolescentes com 15 anos. São imunizantes que protegem as crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora, caxumba, HPV e meningite, dentre outras. Para a imunização, além do cartão de vacinas é necessário apresentar o cartão SUS e o CPF. Os pequenos devem sempre comparecer acompanhados de um responsável. E caso a mamãe ou papai também tenham vacinas atrasadas, é só aproveitar o momento e atualizar o cartão.

Como informação nunca é demais, é bom lembrar que no momento da matrícula ou rematrícula, as escolas exigem a caderneta vacinal atualizada, então essa é mais uma oportunidade para deixar tudo ok ao longo do ano letivo.

Pólio

A poliomielite ou a paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infecciosa potencialmente mortal que afeta principalmente crianças menores de cinco anos. O vírus é transmitido por meio de comida ou água contaminada ingerida, se multiplica no intestino e invade o sistema nervoso central. Na maioria das vezes, a criança que adquire a infecção pelo vírus da doença sofre lesões no sistema nervoso que provocam paralisia, principalmente, nos membros inferiores do corpo.

A vacina contra a poliomielite faz parte da rotina de imunização infantil, é gratuita e é considerada a melhor forma de prevenção da doença.

Aqui tem vacina

Sorriso oferta os imunizantes em toda a rede; os locais já estão identificados do lado de fora com totens “Aqui tem vacina”. Para quem não puder comparecer no horário normal, a Sala Descentralizada de Vacinas do PSF Central atende das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, sem fechar para o almoço.

“A Sala Descentralizada atende pacientes de todo o Município; muitas vezes os pais trabalham e não tem como comparecer em horário comercial, nesses casos é só procurar a Sala Descentralizada até às 19 horas ou no horário do almoço e garantir a prevenção para seus filhos”, pontua a responsável pelas Salas de Vacina do Município, a enfermeira Kátia Dal Prá.

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}