“Como depende dos sintomas, dos dias em que vem apresentando sintomas, é necessário aguardar o período correto para coleta do exame, por isso muitos foram agendados”, explica o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

O secretário destaca que nesta quinta-feira, pós-carnaval, 132 pessoas estão com o vírus ativo no organismo, um número 25,75% maior do que ontem, dia 14, quando eram 98 sorrisenses com o vírus ativo. Ninguém está internado. Desde o início de janeiro, 1.099 testes foram aplicados com 531 positivados, 48,31% do total de testes realizados. 398 pessoas já estão curadas.

“É natural que esse número aumente no pós-carnaval em que muitas pessoas viajam, participam de festas”, frisa. Contudo, a equipe tem observado que os sintomas estão mais leves e a recuperação tem sido mais rápida. “Os pacientes tem evoluído para melhora mais rápido e a maior parte da população está imunizada, o que, acreditamos que tem favorecido a recuperação”, detalha.

“A princípio essa é uma cepa mais contagiante, porém mais leve; mas não é por isso que devemos descuidar, pois nosso organismo pode reagir bem, mas não há como prever a reação do outro”, ressalta.

Luis Fábio pontua que quem tiver sintomas pode e deve procurar atendimento. A orientação, quando o sintoma for leve é procurar o PSF mais perto da residência do paciente. Para casos moderados a recomendação é já seguir para a UPA Sara Akemi Ichicava. A Upinha da Zona Leste permanece aberta 24 horas de segunda a segunda; a do Santa Clara atende de segunda a sexta-feira das 18 horas à meia-noite. E o PSF Central continuará aberto aos sábados, domingo e feriados das 7 às 19 horas, como referência para casos leves.

O Carnaval na UPA; nas Upinhas da Zona Leste e Santa Clara 

Na Upa Sara Akemi Ichicava o Carnaval também foi de muito trabalho. Entre 9 e 14 de fevereiro foram registrados 1.986 atendimentos. “Esse é o número dos atendimentos gerais realizados pela UPA, mas na Unidade também registramos muitos casos de covid e, sim, a orientação é procurar a UPA em casos moderados”, diz.

Já na Upinha da Zona Leste foram 803 registros durante os cindo dias – entre fim de semana e Carnaval e na Upinha do Santa Clara 197 atendimentos registrados entre 12 e 14 de fevereiro. Assim como na UPA Central, em ambos os pontos os dados contabilizam todos os atendimentos realizados no período e não somente casos de covid.

Segundo o secretário de Saúde, em todos os pontos as equipes observaram a falta de um item necessário nesse momento para quem acessa os serviços de saúde: a máscara de proteção facial. “Quer seja no PSF Central ou na UPA  ou nas Upinhas registramos muitos casos de pacientes sem máscara; por isso novamente alertamos: talvez você passe pela covid sem apresentar sintomas, mas pode ter alguém que é do seu convívio que não tenha a mesma resposta ao vírus, ou ainda, ter um paciente com comorbidades lá na unidade de saúde aguardando atendimento para outra situação, então pedimos que ao acessar um serviço de saúde, todos usem máscara”, finaliza.

Relembre as medidas

✅ Todos os PSFs estão capacitados para atender casos leves de sintomas gripais;

✅ O PSF Central estará abertos aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 19 horas para atender casos leves de sintomas gripais;

✅ O PSF Juceli Pereira, a Upinha do santa Clara, atende de segunda a sexta-feira, das 18 horas à meia-noite;

✅ O PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, permanecerá aberto 24 horas em sábados, domingos e feriados também;

✅ Casos moderados a indicação é procurar a UPA Sara Akemi Ichicava;

✅ O Município oferta todas as doses da vacina contra a covid-19 de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, no PSF Central e no PSF Nova Integração;

✅ Se houver recomendação de uso de medicamentos, procure uma Farmácia Cidadã com a receita do SUS em mãos;

✅ A Farmácia Cidadã Central atende 24 horas de segunda a segunda;

✅ Ao acessar serviços de saúde com sintomas gripais, use máscara;

✅ A Secretaria de Educação está monitorando todas as escolas para comunicação de casos positivos;

✅ Pacientes positivos seguem sendo monitorados;

✅ Qualquer dúvida ligue 150.