Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Notícias

Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2023 15:07

Sorriso: Investimentos estimularam o aumento da produção de frutas e hortaliças em pelo menos 70 propriedades rurais

Área destinada para o cultivo de frutas no Município já superou a marca de 84,5 hectares

Mercado consumidor garantido e o apoio técnico do início ao término do plantio. Esses fatores, conciliado a investimentos na ordem de R$ 1,9 milhão em maquinários e implementos agrícolas, estimularam o aumento da produção de frutas e hortaliças em pelo menos 70 pequenas propriedades rurais de Sorriso.

Os dados constam no relatório anual dos programas municipais de incentivo a fruticultura (Frutifica) e da produção de hortaliças (Horta Viva), ambos mantidos pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa).

Segundo a pasta, a área destinada para o cultivo de frutas no Município já superou a marca de 84,5 hectares. Entre os cultivares preferidos da agricultura familiar sorrisense estão; a banana nanica, o coco verde, a manga, os cítricos, a goiaba Paluma, o mamão e as uvas das variedades Vitória e Niágara.

Por outro lado, variedades exóticas como o açaí e a pitaya registraram, respectivamente, um aumento de 1.000% e 500% da área cultivada.

“Parte dessa produção é comercializada em supermercados e nas feiras livres do Município. O excedente é adquirido pela própria Prefeitura para manutenção do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Mesa Saudável. Juntos, esses dois programas injetam no setor algo em torno de R$ 2 milhões ao ano”, explica o secretário, Marlon Zanella, ao ressaltar que, além de assistência técnica, os produtores cadastrados recebem doações de mudas de plantas frutíferas, lascas de madeira para produção de pitaya, cama de frango (esterco) e calcário para correção do solo.

“Os integrantes da agricultura familiar também têm acesso a horas máquinas, mediante ao pagamento de uma taxa de manutenção, para realizarem serviços de preparo de solo, plantio, pulverização, aplicação de calcário e silagem para produção de ração animal. São serviços importantes para garantir que o plantio seja feito na janela adequada e, diante disso, surta efeito no aumento da produtividade”, disse.

“Em nenhum lugar do Brasil o pequeno produtor é tão valorizado quanto em Sorriso. Aqui a Administração Municipal disponibiliza maquinário para o preparo do solo, sementes de qualidade, técnicos para acompanhar a plantação e, em alguns casos, até o transporte para levar a produção à cidade”, afirmou Osmar Cunha, proprietário do lote 103, do Assentamento Jonas Pinheiro.

A patrulha mecanizada atende produtores do Assentamento Jonas Pinheiro, do Cinturão Verde (área de chácaras no entorno do setor urbano), Projeto Casulo e demais propriedades que se enquadrem na política pública da agricultura familiar.

Com relação a parte burocrática, a pasta também oferece suporte para emissão do Serviço de Inspeção Municipal, georreferenciamento para regularização fundiária, Cadastro Ambiental Rural (CAR), declaração para nota fiscal, Fundo de Aval para microcrédito produtivo e consultoria em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas (Sebrae).

“Entre janeiro a julho deste ano nossas equipes técnicas já percorreram mais de 166 mil quilômetros. São visitas in loco para sanar dúvidas ou entregar insumos usados no plantio e cuidados com as lavouras”, conclui Marlon Zanella.

Fonte: Assessoria

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

NOTÍCIAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}