Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

Notícias

Segunda-Feira, 14 de Agosto de 2023 10:46

Sorriso: Iago Mella pede informações sobre laqueaduras realizadas pelo SUS após aprovação da nova lei

Iago Mella quer saber quantos procedimentos foram feitos após aprovação da nova lei

No dia 1º de março de 2023, entrou em vigor a nova lei da laqueadura. Aprovada pelo Senado, a Lei Federal nº 14.443/2022 trouxe mudanças no procedimento de laqueadura oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por meio do Requerimento nº 234/2023, o presidente da Câmara Municipal de Sorriso, Iago Mella (Podemos) está cobrando da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento informações acerca de quantas laqueaduras foram realizadas no Município após a aprovação da nova lei e também qual o procedimento adotado para o encaminhamento e agendamento das mulheres interessadas em realizar a cirurgia, bem como se existe uma lista de espera.

Segundo o presidente, a Casa de Leis tem recebido usuários do SUS solicitando informações a respeito do procedimento. “Foi uma conquista muito importante para as mulheres. Porém, precisamos ter acesso às informações para garantir a transparência das ações da Secretaria e podermos avaliar a efetividade das políticas públicas relacionadas ao atendimento às mulheres em Sorriso no que se refere à realização de cirurgia de laqueadura”, frisa.

A propositura quer saber ainda, se o município oferece acompanhamento pré e pós-operatório às mulheres e quais as medidas adotadas pelo município para promover o acesso à informação sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar, incluindo a opção da cirurgia de laqueadura.

Fonte: Assessoria

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}