O estudo de viabilidade técnica foi solicitado pela Administração Municipal, em agosto de 2023, depois que um grupo de produtores narrou a impossibilidade do aumento da produção devido a limitação da capacidade energética.

Com a substituição da rede elétrica, parte desses produtores pretende pleitear a outorga para instalação de pivôs de irrigação, ampliação do sistema de ordenha mecânica, além da aquisição de equipamentos para instalação de mini laticínios e câmaras frias para armazenamento de frutas, verduras e demais alimentos produzidos pela agricultura familiar.

“Todos os nossos esforços são no sentido de viabilizar o aumento da produção. Seja por meio de subsídios que antecedem o preparo do solo, como a assistência técnica especializada, até mesmo na fase final que é o transporte e comercialização desses produtos”, contextualiza o gestor da Semasa, Marlon Zanella, ao defender a substituição da rede de energia elétrica.

Para dar celeridade no estudo de viabilidade, a pasta designou dois servidores que ficaram responsáveis pelos agendamentos das visitas in loco.

“O Assentamento Jonas Pinheiro é um belo exemplo de sustentabilidade, tornando ainda mais vivada a premissa de que aqui tudo o que se planta produz. Esse é o anseio dessas famílias e nós, enquanto gestão municipal, não mediremos esforços para viabilizar o projeto no menor espaço de tempo possível”, assinala Gerson Bicego.