Em contato com o delgado Bruno França sobre a prisão de pai e filho, proprietários de um conhecido restaurante na cidade de Sorriso que foram detidos na última segunda-feira (29/09) sob a acusação de furto de energia elétrica, o delgado ressaltou que liberou os dois porque quando acontece uma operação como esta a polícia acompanha a Energisa e no local, segundo o empresário ele está com um problema com a Energisa após a retirada do relógio. O proprietário mostrou que está com o protocolo de troca do relógio feito pela Energisa e estão numa “briga” na justiça por causa disso.
O delegado ainda soltou os dois e instaurou um procedimento para averiguar o caso.
Já a Energisa diz que foi constatado o furto de energia no local e a ação foi deflagrada após o recebimento de uma denúncia anônima. As equipes verificaram irregularidades no estabelecimento, incluindo a constatação de um medidor extraviado e um débito pendente de, aproximadamente, R$ 16 mil na conta de energia.
Os dois homens foram levados à delegacia e serão processados com base no Artigo 155 do Código Penal, que trata do crime de furto e prevê pena de até quatro anos de detenção.
Impacto e combate ao crime
O coordenador regional da concessionária Energisa MT, Danilo Rezende, destacou a gravidade do ato. “O furto de energia é um crime que sobrecarrega o sistema e prejudica a todos. Nossa operação conjunta com as forças de segurança visa garantir que esses criminosos sejam responsabilizados e que a energia seja distribuída de forma justa e segura para quem paga suas contas regularmente”, afirmou.
As operações de combate a fraudes e furto de energia em Mato Grosso têm se intensificado, resultando na prisão de 88 pessoas até o momento. As equipes de segurança e a concessionária seguem monitorando todo o estado para coibir a prática.
A concessionária mantém um centro de monitoramento e canais de atendimento para receber denúncias anônimas de situações suspeitas, incentivando a população a colaborar no combate a esse tipo de crime.