Na reunião, o coordenador da Defesa Civil Municipal, o sargento BM da reserva Alberto dos Santos e presidente do Comitê, apresentou relatório do trabalho realizado no final de semana, no qual estão dispostos o diagnóstico das situações de crise da cidade – locais que historicamente enfrentam alagamentos – em parceria com cada uma das secretarias que integram o comitê e empresas parceiras.

“Acionamos o Comitê de Situação de Emergência para repassar toda a situação, todo o trabalho que foi realizado pela Defesa Civil no final de semana de chuvaradas e alagamentos.  Como as chuvas foram muito intensas, acima de 120 mm, a drenagem existente não suportou o volume de água. Porém em apenas 10 minutos após acalmar a chuva toda água foi drenada”, relata Alberto.

“É importante que a população informe os pontos onde sofreram alagamentos para que a Defesa Civil tome conhecimento, documente o fato e corrija a situação para que não ocorra outros desastres futuramente”, reforça.
Em caso de emergências a população deve acionar a Defesa Civil, pelo telefone (66) 99668-2062, plantão 24 horas.

Quanto a drenagem do Jardim Amazônia, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller, explicou que a estrutura existente não comportou tanta água, culminando com a queda do muro de uma residência. “De imediato, e de posse do laudo da Defesa Civil que nos dá amparo legal para executar o serviço, onde um muro caiu e a água invadiu residências, deixando uma família desabrigada, a Secretaria de Obras deu início, hoje (21), na construção de um muro de arrimo, para conter a água caso venha ocorrer mais e maior incidência de chuva evitando invadir àquela e outras casas dos arredores. No próximo período de seca, vamos ampliar a toda drenagem, colocar mais tubos, aumentando a captação da água que desce da rua em frente ao Cemeis e PSF do Jardim Amazônia. Esse é um trabalho mais complexo e será executado na época da seca, pois se faz necessário cortar o asfalto para colocação dos tubos. Todo esse serviço será feito com recursos da Prefeitura e mão de obra da própria secretaria”, completa o gestor da Semosp.

O Prefeito elencou os pontos relatados pelo Comitê, lembrando que não é possível evitar a ocorrência de chuvas ou de qualquer fenômeno climático, mas o comitê está auxiliando a Prefeitura a lidar com as situações adversas e dar respostas à sociedade, dentro da legalidade. “O Comitê de Emergência tem um trabalho fundamental para o Município, fazendo o mapeamento de todos os pontos críticos, como por exemplo próximo ao shopping, atrás da feira central, onde o fluxo de água é muito forte. Para que não haja reincidência, nos próximos períodos de chuva. A partir de abril, todo o sistema de drenagem na Área Verde Central será substituído, com a instalação de mais de 80 metros lineares de galerias de drenagem pluvial, não apenas na avenida Tancredo Neves, mas também na Natalino João Brescansin e Brasil, o serviço será executado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp)”. A ordem, nesse momento, para a nossa equipe é estar em alerta”, disse o prefeito.

Participaram da reunião vice-prefeito Gerson Bicego, Milton Geller (Semosp), Estevam Calvo (Semad), José Carlos Moura (Semsep), Alberto dos Santos (Compdec) Hilton Polezello (Governo), Daniela Marsola Stel, secretária adjunta (Assistência Social), secretário adjunto Enivaldo Golmini (SEMASA) Orivaldo (Semtra) e demais membros do comitê.