Domingo, 09 de Maio de 2021

Notícias

Terça-Feira, 04 de Maio de 2021 09:11

Sorriso: carretas são flagradas em manobras proibidas no viaduto da BR-163

Registro de várias irregularidades marca o início do mês voltado à paz no trânsito

Nesta primeira semana de maio, vários pontos de Sorriso estarão sinalizados com cones. O motivo? Lembrar que respeito e responsabilidade devem ser colocados em prática no trânsito. É este o tema do Maio Amarelo 2021, movimento nacional que tem como foco a promoção de um trânsito mais humanizado. Para isso, a ideia é difundir a máxima de “menos velocidade” e “mais empatia”.

Pois é, e justamente na manhã desta segunda-feira (3), uma guarnição da Guarda Municipal de Trânsito (GM) já se deparou com uma irregularidade que pode causar acidentes: duas carretas foram flagradas fazendo manobras proibidas no viaduto da BR-163 que dá acesso ao perímetro urbano de Sorriso.

“O Maio Amarelo vem reforçar o que deve estar presente na cabeça de condutores e pedestres o ano inteiro: as regras de trânsito devem ser rigorosamente respeitadas”, explica o coordenador da GM, Márcio Pires.

Além do flagra na segunda cedinho, o fim de semana também foi de constatação de uma série de desrespeitos, tanto à legislação, quanto à sinalização e ao sossego público. De acordo com dados da GM, 32 motocicletas foram removidas. Parte das motos foi recolhida por meio de blitz em apoio à Polícia Militar no bairro Mário Raiter. De acordo com Pires, os veículos foram removidos por apresentarem irregularidades na documentação, alteração de suas características, entre outras situações. 

Já em outra abordagem, também em conjunto com a PM, foram recolhidas motocicletas de condutores que promoviam algazarra na região da BR-163, nas proximidades da entrada da BR/MT-242. “Muitos destes motociclistas eram de Sinop e Lucas do Rio Verde”, informa Pires.

Outra prática potencialmente perigosa, que é a condução sob influência de álcool também foi identificada no fim de semana. Por conta desta infração, que pode colocar em risco, tanto a vida do condutor, quanto a vida de terceiros, cinco condutores foram tirados de circulação e encaminhados à Polícia Judiciária Civil (PJC).

Perturbação do Sossego

Além das atividades diretamente voltadas à promoção de um trânsito mais seguro, cabe também à Guarda Municipal o atendimento de ocorrências de perturbação de sossego. De sexta (30 de abril) até a manhã desta segunda (3), foram registradas 70 ocorrências.

O “som nas alturas” tanto é configurado como contravenção penal, por perturbar o direito ao sossego de quem estiver por perto, quanto crime ambiental, por poluição sonora.

Nesta ação, assim como em outras, a GM, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), conta com o apoio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), órgão que também faz parte da Prefeitura de Sorriso, e está ligado à Secretaria Municipal de Governo (Semgov). Além do NIF, também são parceiras da GM a Polícia Militar (PM), a Polícia Judiciária Civil (PJC), dentre outras instituições.

Fonte: PORTAL SORRISO

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}