Quem observou o céu de Sorriso nas últimas horas, ou até mesmo acompanhou plataformas de monitoramento aéreo como o Flightradar24, percebeu uma movimentação diferente do habitual. Um jato da Força Aérea Brasileira (FAB) passou a realizar diversas manobras circulares, com trajetos de ida e volta sobre o município, despertando a curiosidade de quem acompanhava a cena.
Apesar da movimentação incomum, não há motivo para preocupação. A operação faz parte de uma missão técnica conduzida pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável por verificar e garantir a segurança dos sistemas de navegação aérea.
O avião-laboratório
A aeronave identificada nos radares é um Embraer IU-50 (registro FAB3603), modelo baseado no jato executivo Legacy 500, que passou por adaptações e se tornou um verdadeiro “laboratório voador”. O equipamento conta com tecnologia avançada, incluindo consoles e computadores de alta precisão, utilizados para testar e aferir os auxílios à navegação do Aeroporto de Sorriso.
Por que tantas voltas?
{{countcoment}} COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}