Revisão Geral Anual

Neste ano, os servidores públicos municipais tiveram aumento de 5% em seus vencimentos, já a partir da folha de janeiro. Para os professores, o aumento foi maior, e ficou em 7%. Em sua fala, o prefeito Ari Lafin pontou que, mais que salário, o investimento na melhoria da qualidade de vida dos servidores públicos vem se dando em outras frentes, como, por exemplo, na organização de ambientes e, consequentemente, na melhoria das condições de trabalho.

“Respeitamos nossos servidores, respeitamos o Sindicato e reconhecemos o direito à manifestação”, afirmou Ari, complementando que o mais importante neste momento é o diálogo entre as instituições, especialmente neste ano, visto que, por conta do período de encerramento de mandato, é necessária ainda mais prudência na análise e na concessão de benefícios, visto que é preciso respeitar o orçamento e, mais além, evitar situações que possam comprometer o orçamento futuro.

Na oportunidade, o gestor, acompanhando por demais representantes do Executivo, bem como do Legislativo Municipal, ouviu os servidores presentes, acolheu os apontamentos, principalmente quanto às dificuldades de gerenciar o orçamento familiar frente ao alto custo de vida da cidade, e destacou que, em se esgotando todas as oportunidades de negociação, o Judiciário pode ser acionado. “Reconheço como legítima a manifestação de todos vocês, somos sensíveis a estas situações e, sempre que foi possível, atendemos as demandas dentro da legalidade, e, se não for possível atender o que está sendo solicitado, o caminho será buscar o aval do Judiciário”.

Presidente do Sindicato, Leocir Faccio agradeceu a recepção e destacou o papel da instituição junto aos servidores. “Nosso foco é auxiliar os servidores para que possam estar bem para executarem seu trabalho”, comentou, destacando que é grande também a demanda por casa própria entre os servidores públicos. “O aluguel pesa no custo de vida e a casa própria traria um alívio”.

Habitação

Equacionar o déficit habitacional do Município, que atualmente é de 15 mil residências, tem sido pauta frequente na Prefeitura. Recentemente, inclusive, uma empresa anunciou a possibilidade de investir cerca de R$ 400 milhões pra construir 2 mil residências financiáveis. Para tanto, a empresa deve buscar subsídios municipais por meio do programa Habita Mais.

Também está em andamento a viabilização de mais de mil apartamentos, por meio da parceria com a União e o Estado de Mato Grosso. Atualmente, a Caixa Econômica Federal está analisando os projetos apresentados, para que se dê continuidade a todo o trâmite necessário à edificação das residências.