Segunda-Feira, 15 de Julho de 2024

Notícias

Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2023 13:52

Sorriso: Ari Lafin determina que PSF Central atenda como extensão da UPA

A partir de hoje, 25 de setembro, o PSF Central atenderá como apoio da UPA

 

 

Devido às obras de reforma e ampliação em andamento, nesta segunda-feira, 25 de setembro, a Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), abriu uma extensão da UPA Sara Akemi Ichicava na estrutura do PSF Central. Com uma equipe própria, o espaço de apoio irá atender das 18 às 22 horasA medida é válida também para os finais de semana e feriados quanto o atendimento será das 7 às 19 horas.

 

 

 O gestor da pasta da Saúde, Luis Fábio Marchioro, explica que o prefeito Ari Lafin determinou a abertura do ponto de apoio devido às obras de reforma em andamento na UPA. “Estamos em obras; contudo, nosso compromisso é não deixar ninguém sem atendimento e pensando em dar mais vazão, optamos por abrir esse ponto de apoio no PSF Central”, reforça o secretário. Luis Fábio aproveita para tranquilizar os pacientes atendidos pelo PSF Central ao lembrar que as equipes do PSF continuarão atendendo normalmente de seguna a sexta-feira das 7 às 11 e das 13 às 17 horas.

 

 

“O que fizemos foi intensificar o atendimento colocando uma equipe da UPA para atender no local; dessa forma, os pacientes darão entrada pela UPA e serão triados normalmente; pacientes indicados no Protocolo de Manchester como não urgências serão encaminhados para o atendimento dessa equipe extra, detalha. A intenção é acelerar o atendimento e diminuir o tempo de espera.

 

 

Neste fim de semana, de 22 a 24 de setembro, 938 pessoas procuraram atendimento na UPA – 306 na sexta; 328 no sábado e 304 no domingo. Números considerados normais pela equipe. “A alteração se fez necessária pela questão da reforma mesmo”, detalha o gestor.

 

 

Vale lembrar que a UPA atende vários tipos de situações, incluindo emergência/urgência. “Nesses casos, a equipe prioriza emergência/urgência e dá uma parada no apoio da baixa complexidade, o que, reforçamos mais uma vez, requer tempo e dedicação, afinal, estamos falando do risco de risco de vida e prezamos pela vida de todos que buscam os serviços municipais de saúde”, completa.

 

 

O gestor destaca que o Município oferta 100% de cobertura com 28 PSFs e serviços de pronto atendimento também na Zona Leste e no Rota do Sol à noite, além da UPA na área central.

 

 

Veja o funcionamento de cada espaço

 

 

O PSF Novos Campos, a Upinha da Zola Leste, atende de forma estendida, de segunda à sexta-feira das 18 horas até às seis horas da manhã do dia seguinte. E 24 horas aos sábados e domingos. Já o PSF do Santa Clara atende com horário estendido das 18 horas à meia-noite de segunda a sexta-feira. E vale lembrar que ambos atendem normalmente como PSFs durante o dia.

 

 

E a UPA Sara Akemi Ichicava você já sabe: funciona 24 horas.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}