Para o prefeito Ari Lafin, a ampliação traz benefícios para todos: para a população atendida pela área de abrangência do PSF Benjamim Raiser e para os alunos do curso de medicina da Faculdade que poderão exercer a prática clínica sob a orientação de médicos preceptores. “Essas obras tem um papel fundamental tanto na formação dos estudantes quanto no atendimento à população de Sorriso”, frisa. “Esse é um avanço significativo; recebemos hoje a informação do Roberto de que dentro de pouco tempo a policlínica da própria Faculdade também estará atendendo”, reforçou Ari.

O diretor de Infraestrutura e Estratégia da Faculdade Atenas, Roberto Costa Rabelo, destacou que com a instalação dos consultórios a faculdade vem cumprindo com a função social com a comunidade, além de ter um campo para estágio dos alunos. “É com muita alegria que junto com a Secretaria de Saúde e a nossa coordenadora do Campus de Sorriso, Lilian Medeiros, entregamos esses consultórios; nosso reconhecimento ao prefeito Ari também pelo entusiasmo com que recebeu a Faculdade aqui e tem nos apoiado em cada conquista”, frisou.

Pela parceria com a Faculdade, também estão sendo ampliados os PSFs do Rota do Sol, São Mateus e Nova Aliança; nesses três espaços estão em construção mais 15 consultórios – cinco em cada um. Segundo o prefeito, a equipe buscou escolher pontos estratégicos que atendam toda a área urbana, fortalecendo a infraestrutura em saúde já ofertada hoje pelo Município.

O secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, destacou que assim que as ampliações estiverem prontas, 50 alunos da 1.ª turma do curso de medicina estarão em campo, atuando junto com os professores preceptores, ampliando a oferta de atendimento no Município.

O PSF do Nova Aliança, por exemplo, deve receber uma ampliação de 224 m²; no Rota do Sol serão mais 194,5 m². “O São Mateus também receberá um novo espaço com cerca de mais 200 m²; essas são ampliações que irão reforçar a infraestrutura e também o material humano, já que em cada local haverá a colaboração direta dos estudantes de medicina”, completou o gestor da pasta de Saúde.