Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Notícias

Terça-Feira, 15 de Agosto de 2023 15:20

Sorriso: Além de Educação Financeira e Robótica, Escolas em Tempo Integral começam a ofertar Xadrez na grade curricular

As escolas da Rede Municipal passaram a complementar o ensino dos alunos com mais uma disciplina para a grade curricular, o reforço desta vez, veio através do Xadrez para ajudar ainda mais no desenvolvimento de diversas habilidades como: memória, tomada de decisões, paciência, estratégias, controle de emoções, aumento da capacidade de dedução e outros aspectos como a socialização, a ética e a cidadania, e o estímulo da mente, por exemplo.

 

 

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam com as matérias complementares utilizadas par o preenchimento do currículo estudantil das escolas de forma integral, são elas, Educação Financeira, Robótica, Meio Ambiente e Jogos Pedagógicos que agora se unem a novidade do Xadrez, que, neste primeiro momento, está como projeto piloto na escola do distrito de Caravágio.

 

 

Segundo a secretária de Educação Lúcia Drechsler, a intenção da Prefeitura Municipal, é contemplar as outras escolas de tempo integral com a disciplina no próximo ano letivo (2024). Atualmente, o Município conta com ensino de forma integral nas unidades de ensino do distrito de Caravágio, Escola professora Geni Terezinha Forgiarini, Escola Matilde Luiza Zanatta Gomes e Escola Maria Tereza Paloschi.

 

 

“Nós preocupados em ofertar um ensino de qualidade estamos buscando alternativas para complementar as outras disciplinas obrigatórias, e descobrimos que o ensino do xadrez e das outras complementares, literalmente complementam o ensino desses alunos em sala de aula, além de trazer diversos benefícios e vantagens que auxiliam no aumento da capacidade intelectual e cognitiva, essas disciplinas são necessárias na formação desses estudantes” pontua.

 

 

Com a inserção das disciplinas complementares, a coordenadora pedagógica das escolas de tempo integral, Iluir Tiecher, destaca que os alunos estão mais focados e apresentando um melhor rendimento das notas, já que o ensino é feito de maneira lúdica.

 

 

“O xadrez tem o objetivo de trabalhar às habilidades de raciocínio lógico-matemático, concentração, memória, atenção e criatividade, além disso reforça as tomadas de decisões dos alunos que aprende a lidar com problemas de maneira mais calma, objetiva, proporcionando o aumento de sua capacidade de processar informações” enfatizou.

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

NOTÍCIAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}