Sábado, 27 de Abril de 2024

Notícias

Terça-Feira, 25 de Julho de 2023 14:47

Sorriso: 28 órteses e 22 cadeiras de rodas são distribuídas para pacientes com mobilidade reduzida

Seu Antônio Luiz Dias, 64 anos, era só expectativa no início desta manhã, 25 de julho. No pátio do Centro de Eventos Ari José Riedi, seu Antônio aguardava para receber uma nova cadeira de rodas. As medidas foram tiradas pela equipe do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) em março. Ele relata que há seis anos, a cadeira se tornou a companhia de todas as horas, após um acidente vascular cerebral. Sem a mobilidade nas pernas, Antônio passou a usar uma cadeira que é empurrada pela esposa, a dona Aparecida. A nova cadeira, adaptada para as necessidades dele, significa a chance de voltar a movimentar-se sozinho, sem o auxílio de Aparecida.

“Ela já tem até dor nas costas de tanto empurrar a cadeira; essa nova, adaptada às minhas necessidades vai possibilitar que eu me movimente sozinho”, comemora ele ao destacar a melhora na mobilidade.

Assim como Antônio, dona Maria Santos Grando, também trocou de cadeira hoje. Dona Maria destacou o conforto com o novo “veículo”. “É bem mais macia, só não dá pra querer competir com os carros”, brinca, sorridente. Em decorrência da diabetes, dona Maria teve a perna direita amputada acima do joelho. “A cadeira virou as minhas pernas”, destaca.

Dona Maria Santos Grando 

No total, até às 16 horas desta terça-feira, serão entregues 28 órteses e 22 cadeiras de rodas. Quem explica um pouquinho mais é a fisioterapeuta responsável pela oficina ortopédica do Cridac, Lilian Aparecida Fabris. “O projeto Ir para Incluir busca trazer para mais perto dos usuários os serviços do Cridac; sem a necessidade desses pacientes com mobilidade reduzida ir até Cuiabá para avaliação”, diz.

 Lilian frisa que o Ir para Incluir não isola as ações do Centro que continua atendendo normalmente. “O projeto pensa no paciente”, ressalta. Para tudo ser possível, são dois momentos: no primeiro são feitas as medições e o material é confeccionado de acordo com a necessidade do usuário, já o segundo momento é a fase da entrega. 

Em março, quando a equipe do Cridac esteve em Sorriso, foram realizados 101 atendimentos ortopédicos com avaliação para encaminhamento, órteses, cadeira de rodas e de banho. Inicialmente, a previsão era atender 50 pacientes, mas o número de pessoas que procurou auxílio passou bem longe da meta inicial – dobrou. Do total geral que passou pela avalição, 28 pacientes tiveram a necessidade de uso de órteses constada e 22 necessitam de cadeiras de rodas. Todos os pacientes atendidos já haviam passado pela triagem da Central de Regulação do Município.

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, exalta a importância dessas ações na vida dos pacientes e familiares. “Temos pacientes aguardando ansiosamente; isso significa mais liberdade de locomoção; enfim, é qualidade de vida ao paciente e para a família”, diz.

“Quando a equipe esteve aqui vimos muito empenho em atender, muito cuidado com o outro; agradecemos a humanidade do Cridac em enviar suas equipes para o interior; antes tínhamos que nos deslocar com nossos pacientes até a Capital para uma avaliação, por exemplo” e para quem enfrenta dificuldades motoras “é muito mais fácil, ágil e humano ser atendido em casa”, ressalta Luis Fábio.

E para quem atua na entrega, a alegria é ainda maior do que para quem recebe, garante Lilian. “A gente se coloca no lugar de cada paciente, de cada familiar e fazer a diferença, melhorar a qualidade de vida de alguém é gratificante; sempre me coloco no lugar do outro: poderia ser alguém da minha família, ser eu, então, é muito gratificante trazer qualidade de vida”, finaliza.

Parceria Prefeitura/Cridac

Para viabilizar o trabalho no interior, o Estado firma parcerias com as prefeituras, sempre por meio das secretarias de Saúde. Para Sorriso, o trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas) resultou no recebimento do caminhão do Hemocentro e também da carreta do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) em março.

Fonte: Assessoria

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

NOTÍCIAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}