Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Notícias

Segunda-Feira, 11 de Março de 2024 15:49

Sinop: Presença de Bolsonaro na Norte Show "expulsa" Ministro da Agricultura de Lula

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro (PSD), não deve comparecer na Norte Show deste ano em Sinop por conta da participação do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). O convite feito a Bolsonaro caiu como uma provocação dos organizadores ao governo Lula (PT) e ao próprio Fávaro, conforme apontam pessoas do entorno do ministro.

Na avaliação do Planalto e do ministério, é que os organizadores querem dar continuidade ao episódio de 2023, quando Fávaro foi ‘desconvidado’ para a abertura da Agrishow em São Paulo. Questionado se irá participar do evento em Sinop, Fávaro disse que não estava com sua agenda oficial para saber, mas lembrou que pretende participar das maiores feiras de agronegócio do país.

‘Estarei percorrendo todas grandes feiras brasileiras, não tenho a agenda aqui para saber se tenho compromisso nesses dias. E não sei se a feira está no rol das grandes feiras do Brasil’, disse o ministro que evitou polemizar sobre o assunto. Para aliados de Fávaro, a participação de Bolsonaro no evento é estritamente política e ideológica, já que sua presença não acrescentaria em nada para o sucesso dos negócios e da feira. O convite para Bolsonaro participar partiu do presidente da Associação de Criadores do Norte (Acrinorte), Moisés Debastiani.

O evento ocorrerá de 16 a 19 de abril na cidade. A participação nestes eventos faz parte do calendário de disputa entre Bolsonaro e o presidente Lula (PT) nos estados do agronegócio, visando angariar apoio para as eleições deste ano.

Bolsonaro, que tem o apoio do agronegócio e venceu nos estados mais produtivos do setor, tenta manter a influência e a fidelidade dos líderes produtores. Já o presidente Lula iniciará nas próximas semanas uma caravana por ‘estados do agro’. Além de Mato Grosso, Lula também visitará Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, Tocantins e Rio Grande do Sul. O objetivo é diminuir a rejeição que chega a 51% no Centro-Oeste.

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}