A secretária pontua que no momento as escolas estão de recesso. A partir do dia 11 de janeiro será realizado o planejamento por unidade escolar para a organização do uso do transporte escolar. O retorno das equipes diretivas será dia 18 e dos professores dia 20 de janeiro. “Após o dia 20, os responsáveis pelas escolas entrarão em contato com os pais explicando como será o retorno; quais as turmas e dias de aula de cada turma”, diz Lúcia. “Alguns alunos terão aulas as segundas, quartas e sextas; outros as terças e quintas, com inversão na semana seguinte, dividindo as turmas e evitando aglomerações. Nossas equipes irão explicar aos pais como será o funcionamento de cada unidade”, detalha. “Cada unidade irá se organizar dentro da sua realidade”, frisa. A recomendação para os estudantes é usar máscaras durante todo o período de aula.

Para diminuir dúvidas e garantir que os pais se sintam seguros para o retorno, Lúcia destaca que a partir do dia 25 de janeiro será disponibilizado um canal direto de comunicação com a Semec. “Teremos um número especial, mas até entrar em funcionamento os pais poderão ligar no 3544-8100 para tirar dúvidas”, esclarece.

Conforme a secretária o retorno às aulas presenciais no município foi alinhado pela Semec juntamente com a Secretaria de Saúde e Saneamento. “Os planos de contingência estão prontos; vamos dispor de álcool 70º para todos os estudantes e prezar pelo distanciamento social”, acrescenta. Lúcia pontua que também estão sendo seguidos todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Mistério de Educação (MEC) e também a normativa 11/2020 do Governo Federal.

O início das aulas está previsto para 1º de fevereiro. Mas, antes disso, além da organização interna das unidades, os profissionais também participarão da Semana Pedagógica, com início no dia 25 de janeiro. “Até o dia 29 todos os profissionais da Secretaria de Educação e Cultura estará voltada para a formação continuada com palestras e formações virtuais” frisa. Entre os temas desse ano está a própria reinvenção e adequação do ensino diante da pandemia. “Vivemos um cenário novo em 2020 e precisamos estar preparados para um 2021 também diverso”, salienta.

Hoje a rede pública de Sorriso oferta o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais em 22 escolas da rede, sendo que em uma delas há a oferta do Ensino Integral e em 13 Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIS. Nas unidades escolares municipais estudam mais de 15,4 mil alunos desde a educação infantil ao quinto ano.

Calendário escolar 2021

Lúcia aproveita para lembrar que o calendário escolar de 2021 terá 204 dias letivos, seguindo as recomendações do Ministério da Educação (MEC) de no mínimo 200 dias letivos. Com início em 1º de fevereiro, o encerramento do ano letivo está previsto para 14 de dezembro.

De acordo com a programação, a partir do dia 20 de janeiro os profissionais da educação estarão atendendo nas unidades. A partir desse dia, também estará aberta a Central de Vagas e o período para novas matrículas. Dia 15 de fevereiro será recesso de Carnaval, dia 16 feriado e dia 17, recesso na Quarta-feira de Cinzas.

Ainda, de acordo com o calendário, estão previstas aulas em seis sábados, distribuídos nos meses de maio, junho, agosto, setembro, outubro e dezembro. O recesso do meio do ano ficou fixado para o período de 19 a 31 de julho.