O secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, pontua que a Central de Regulação enfrenta muita dificuldade ao entrar em contato com os pacientes, daí a necessidade tanto de atualizar o cartão quanto o endereço e número de telefone.

“Não conseguimos encontrar muitos pacientes para a realização de exames, consultas e cirurgias, por não estarem no mesmo endereço e mudarem de número de telefone sem avisar a saúde. Isso traz transtornos para os pacientes que não conseguem ser atendidos e para o sistema de saúde que fica com o pedido pendente”, destaca.

Segundo o gestor, ao analisar os dados é possível perceber que “uma grande parte das pessoas que reclamam da demora em procedimentos da saúde não estão com o contato atualizado”.

 Luis Fábio acrescenta que “a Central de Regulação, por exemplo, utiliza o aplicativo Whatsapp para contactar com os pacientes, para ajudar, mas, mesmo assim, boa parte não está com seu número atualizado; fica quase impossível o contato”, frisa.

A coordenadora da Central de Regulação, Jéssica Toniazzo, explica que o contato com pacientes é uma das grandes dificuldades do setor. “Muitos pacientes entram com o pedido no PSF, trocam o número de telefone e endereço e esquecem de comunicar; quando entramos em contato ouvimos de quem atende ou que nunca entrou com pedido ou que não conhece a pessoa; nesse caso o paciente em questão, aquele que deu entrada no pedido, porém trocou de número e não comunicou, fica aguardando a ligação”, explica. "Também pedimos que o paciente deixe disponível mais de um número de telefone e avise seus familiares de que a regulação poderá entrar em contato", pontua. 

“Lembramos que a única forma de entrar em contato com o paciente é o número de telefone que o próprio paciente informa ao solicitar atendimento; então é compromisso do usuário manter esse número atualizado”, reforça a coordenadora.

 E para quem está com o número atualizado, mas tem dúvidas quanto ao atendimento, Jéssica ressalta que é só entrar em contato com a Regulação pelo whatsapp no número (66) 99978-8441 que atende de segunda a sexta-feira das 7 às 13 horas.

Cartão SUS

Hoje, segundo o próprio Ministério de Saúde, cerca de 190 milhões de pessoas, o equivalente a 805 da população brasileira, usa o Sistema Único de Saúde (SUS). Vale lembrar que o cartão SUS agiliza os processos de agendamento médico e exames dos pacientes que usam o SUS; é o documento de identificação do usuário.