Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Notícias

Segunda-Feira, 08 de Março de 2021 08:27

Safra já teria perdido 3,5 milhões de toneladas por causa das chuvas

O alto volume de chuvas concentrado nos meses de fevereiro e março está causando enormes prejuízos aos produtores de grãos de Mato Grosso.

Nos últimos 15 dias, algumas propriedades no médio norte do estado, região de Sorriso-MT, não conseguiram colher a lavoura de soja e o plantio do milho também está atrasado.

Foi colhido apenas 50% do que foi plantado em Mato Grosso. No mesmo período do ano passado, a colheita já avançava em índices de 80%.

De acordo o diretor administrativo da Aprosoja, Nathan Belusso as perdas devem chegar a 20% do que faltaria colher, o que representa 3,5 milhões de toneladas.

Ano passado, o estado teve recorde na produção que alcançou 35 milhões de toneladas. “O volume de chuvas é exorbitante agora, mas faltou ainda chuva em setembro, quando o plantio estava ocorrendo, o que já causou prejuízos”, explica.

O atraso no período de chuvas impactou negativamente o setor e muitos que colocaram as sementes no solo, precisaram replantar. Agora, os produtores precisam de uma trégua na chuva para terminar de colher.

Outro problema para quem conseguiu avançar na colheita nos últimos dias é a umidade que passa de 30%, bem acima do aceitável pelos armazéns que é de 20%.

A produtividade também pode estar comprometida com a situação, segundo o diretor da Aprosoja.

minutomt.com.br

Fonte: mt noticias

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}