Sábado, 20 de Abril de 2024

Notícias

Sexta-Feira, 04 de Junho de 2021 09:03

Produção de soja e milho em MT vai crescer na safra 2021/22, diz jornal

O levantamento destaca que a melhor relação de troca da última década de soja e milho por insumos

A produção de soja e milho em Mato Grosso vai aumentar em torno de 13% na safra 2021/22. A estimativa foi publicada pelo jornal Valor Econômico em reportagem sobre o cenário positivo do grão e do cereal no país.

A informação tem como base as últimas estatísticas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), órgão ligado aos agricultores mato-grossenses.

Os boletins mais recentes do Imea apontam que a relação de troca do custo total pelo preço de paridade da soja de março de 2022 está próxima de 30 sacas, enquanto há um ano chegava a 51 sacas", destaca a reportagem.

A mesma projeção foi feita para o milho, que "a relação de troca do custo dos insumos do cereal de alta tecnologia pelo preço do grão disponível em Mato Grosso está próxima de 20 sacas. Em junho de 2020, era de 50 sacas".

 

São as primeiras estimativas feitas para a próxima safra, que começará a ser plantada no segundo semestre deste ano. 

Em algumas regiões brasileiras, a alta dos fertilizantes e a variação cambial vão fazer elevar os custos de produção em até 30%. Que não deve comprometer as vendas das produções mato-grossenses.

“O boom de preços das commodities deverá proporcionar a melhor relação de troca da última década de soja e milho por insumos, o que indica boa rentabilidade para os agricultores que conseguirem fechar suas vendas na hora certa”, traz ainda o jornal.

Fonte: reporter mt

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}