O programa está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cidade (Semcid) e será executado por meio de parceria público-privada, com a concessão de incentivos fiscais a investidores, construtores, loteadores e demais interessados, para construção de unidades residenciais. “A pedido do prefeito, formamos um grupo de trabalho que está elaborando o escopo da lei que criará o programa habitacional de Sorriso. O material já está sendo debatido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Condess)”, explica o coordenador de Habitação, Toco Baggio.

Por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal, o programa de interesse social estima construir 3 mil moradias em Sorriso. “A Semcid fará o trabalho de cadastramento dos interessados e envio para análise da instituição que fará o financiamento das casas. O objetivo é atingir três níveis. Em alguns casos a Prefeitura entrará com o terreno, em outros, faremos parcerias com loteadores e construtoras de tenham interesse. O município oferecerá ainda isenção de impostos e licenças ambientais”, destaca o coordenador. 

Sorriso será o primeiro município do Estado a criar um programa municipal de habitação. “Com esse programa estaremos facilitando o acesso de muitos munícipes à moradia digna, realizando o sonho da casa própria. Além disso, incentivaremos a geração de emprego e renda, apoiando a indústria da construção e mobilizando mão-de-obra e uso de insumos locais”, afirma o Prefeito Ari Lafin.