Após pôr o nevoeiro em Calabasas no centro das investigações do acidente que vitimou Kobe Bryant e outras 8 pessoas no domingo, o Comitê Nacional de Segurança do Transporte (NTSB, em inglês) informou na noite dessa segunda-feira que pouco antes da queda, o piloto do helicóptero tentou ganhar altitude para evitar uma camada de nuvens. O órgão revelou também que o helicóptero não tinha e nem necessitava de caixa preta, mas um iPad, possivelmente usado pelo piloto para monitoramento do voo, foi recuperado.
Durante o voo, o piloto operava sob “regras especiais de visibilidade de voo”, o que permite que um piloto opere em condições climáticas piores do que aquelas permitidas pelas regras padrão. Num dado momento, o piloto Ara Zobayan aparentemente solicitou um procedimento no qual os controladores ficam em contato regular com uma aeronave e podem ajudá-los a navegar.
No entanto, instantes antes do acidente, quando perguntado pelos controladores sobre o que pretendia fazer, o piloto não respondeu. Os dados do radar indicam que o helicóptero ganhou uma elevação de 700 metros e começou uma curva descendente à esquerda. O contato do helicóptero com o radar foi perdido por volta das 9h45, 14h45 de Brasília. Destroços da aeronave se espalharam por uma área com cerca de 180 metros.
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Embora os investigadores ainda estejam examinando as condições climáticas do momento do acidente - parte do sul da Califórnia estava envolta em neblina na manhã de domingo -, não foi descartada a possibilidade de que outros problemas tenham tido um papel importante no acidente.
Os investigadores ainda buscam evidências no local dos destroços da aeronave, e as autoridades de Los Angeles não têm perspectiva de chegar a uma conclusão rápida sobre a causa do acidente. A investigação pode até durar meses.
- Observamos o homem, a máquina e o meio ambiente, e o clima é apenas uma pequena parte disso - afirmou Jennifer Homendy, membro do Comitê Nacional de Segurança do Transporte.
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