O ônibus de turismo que caiu no rio Tocantins após apresentar problemas nos freios ao entrar em uma balsa na região da beira-rio, em Tocantinópolis na madrugada deste domingo (26/10) quando saiu de Sorriso com destino a Barra do Corda, no Maranhão, foi multado em uma fiscalização da PRF de Sorriso no dia 22/07/2025. Os policiais constaram várias irregularidades por mau estado de conservação, sendo multado também por transporte clandestino de passageiros.
O motorista Ocivaldo Ferreira da Silva, de 43 anos, estava dormindo no bagageiro e ficou preso no veículo. Segundo a Polícia Militar, o corpo dele foi encontrado pelos bombeiros na manhã deste domingo (26).
O acidente foi registrado na madrugada de domingo, por volta das 00h20, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, que dá acesso à balsa. Segundo a PM, o veículo teve problemas nos freios ao entrar na embarcação, rompeu a grade de proteção e caiu no rio Tocantins.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/N/8/xcdlZiQcWyeBk25LE9cQ/foto-e-montagem-vertical-39-.png)
Ônibus de turismo cai no rio Tocantins ao entrar em balsa e motorista fica preso dentro do veículo — Foto: PMTO/Divulgação
O ônibus transportava 48 passageiros e dois motoristas. Conforme a polícia, um homem de 31 anos e uma criança de 7 anos tiveram ferimentos leves. O outro motorista conseguiu escapar pelas janelas, apresentando lesões leves.
Já os outros passageiros conseguiram sair do veículo com auxílio de barqueiros e funcionários da empresa que operava a balsa.
A Polícia Militar informou que isolou a área, prestou apoio às vítimas e acionou o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil e a perícia técnica para os procedimentos cabíveis.
O Corpo de Bombeiros, com apoio de uma empresa privada, atua na retirada das bagagens dos passageiros de dentro do veículo. Segundo a PM, o gerente da empresa de transporte iniciou as tratativas para providenciar um guincho para a remoção do ônibus, que permanece parcialmente submerso no Rio Tocantins.
A balsa envolvida no acidente está parada em Porto Franco (MA), cidade que faz divisa com o Tocantins, para a realização dos procedimentos periciais e o cumprimento de protocolos da Marinha.
A travessia entre os dois estados é realizada por outras duas balsas.