Sábado, 27 de Abril de 2024

Notícias

Sexta-Feira, 28 de Julho de 2023 12:01

Nova Ubiratã: Secretarias promovem no Distrito de Água Limpa palestra sobre uso nocivo de drogas e álcool

A Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã, por meio das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, promoveu na manhã desta quarta-feira (26), uma palestra em conjunto para tratar sobre as consequências do uso nocivo de álcool e drogas ao ser humano. A palestra foi destinada ao grupo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), em Água Limpa, e foi ministrada pelo enfermeiro Breno, residente do Distrito.

“Por ser um assunto de extrema delicadeza, precisamos sempre estar preparando ações e chamando a atenção dos moradores para os malefícios do abuso de álcool e drogas. Tenho certeza que nossa palestra foi muito vantajosa para os participantes do PAIF e que vamos conseguir ajudar todos os munícipes que quiserem ajuda sobre o tema”, declarou Marco Felipe, Secretário de Saúde de Nova Ubiratã.

A equipe de Assistência Social também abordou sobre a palestra e atentou à população para o tema. “Quando organizamos o nosso planejamento anual, em temáticas que abordam questões referentes a saúde, contamos com a parceria dos profissionais da pasta nos distritos, para a participação dos mesmos nos grupos PAIF pertencentes a Assistência Social. Esses profissionais sempre estão dispostos a nos auxiliar e a presença deles em nossos grupos é de grande valia para o desenvolvimento das atividades. Dessa vez, não foi diferente, com a temática referente às consequências do uso nocivo de álcool e outras drogas, a parceria entre Assistência Social e Saúde rendeu bons frutos” ressaltou a equipe, que agradeceu a todos os participantes.

“A Equipe de Referência do CRAS I, em nome da Assistente Social Silma Alves e da Psicóloga Jhéssica Carvalho, agradecemos a parceria dos Enfermeiros Breno, de Água Limpa, Roseni, de Piratininga, Ednalva, do Novo Mato Grosso e Ana Karolina, de Santo Antônio do Rio Bonito. Que essa união entre os profissionais das pastas continue trazendo resultados positivos em prol das comunidades atendidas” encerrou.

Nesta quinta-feira (27), está acontecendo mais uma palestra sobre o tema no distrito de Santo Antônio do Rio Bonito.

Álcool, drogas e seus riscos

O consumo abusivo de álcool e drogas é um problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6% de todas as mortes no mundo estão relacionadas ao uso nocivo de álcool. No Brasil, estima-se que a taxa de abuso/dependência do álcool seja de 5,6%.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), 247 milhões de pessoas usaram drogas no último ano, sendo que 29 milhões apresentam transtornos por conta dessas substâncias. No entanto, apenas uma em cada seis pessoas nessas condições recebe tratamento.

O uso nocivo de álcool e drogas afeta vários aspectos da vida do indivíduo e daqueles a seu redor. Em muitos casos, gera problemas graves, como acidentes, violência, desenvolvimento ou agravamento de doenças, queda no desempenho escolar e no trabalho, ou transtornos mentais e conflitos familiares.

Fonte: Assessoria

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

NOTÍCIAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}