Uma operação da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental (CIPMPA), realizada nesta segunda-feira (16), resultou na prisão de dois homens e no fechamento de uma base de extração ilegal de madeira no interior da Estação Ecológica Rio Ronuro, em Nova Ubiratã. A ação faz parte da estratégia de combate a crimes ambientais em áreas de preservação integral.
De acordo com o registro policial, os criminosos tentaram impedir a fiscalização derrubando árvores de grande porte sobre as estradas de acesso para bloquear a passagem das viaturas. Diante do bloqueio, os policiais militares ambientais abandonaram os veículos e progrediram a pé por vários quilômetros através da mata fechada até alcançarem o acampamento clandestino.
No local, a guarnição flagrou os dois suspeitos operando máquinas pesadas, sendo uma pá carregadeira e um trator de esteira, na abertura de ramais para a retirada de madeiras nobres. Outros dois tratores foram encontrados camuflados sob a vegetação densa em uma área que funcionava como depósito de toras.
Todo o maquinário apreendido foi removido da reserva com o suporte de um guincho do Estado e encaminhado ao pátio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), em Cuiabá.
Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Nova Ubiratã, onde foram autuados em flagrante por crimes contra a flora e impedimento da fiscalização ambiental.