Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Notícias

Quinta-Feira, 23 de Junho de 2022 21:08

Nova cepa da dengue é identificada em Sorriso, diz pesquisa

Nova cepa da dengue é identificada em Sorriso, diz pesquisa INTERNET

Uma nova cepa do vírus da dengue foi identificada em Mato Grosso, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No estado foi identificado a circulação do genótipo do sorotipo II do vírus, mais conhecido como cosmopolita.

De acordo com a pesquisa, a cepa está presente na Ásia, no Oriente Médio e na África. No Brasil, o primeiro caso foi registrado em Goiás e, em seguida, foram identificados casos em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso.

No estado, a análise foi feita em parceria com o Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT). A equipe da Fiocruz recebeu, entre 5 e 10 de junho, 32 amostras com resultado positivo prévio para dengue.

Após sequenciamento utilizando a metodologia de nanoporos, do total de amostras analisadas, 29 corresponderam ao tipo DENV-1 genótipo V, cepa mais comum no estado, e três amostras corresponderam ao DENV-2 genótipo emergente de tipo II, a variante cosmopolita.

Os casos da variante são provenientes dos municípios de CuiabáNortelândia e Sorriso. Para a pesquisa, também foram colhidos materiais nos municípios de Novo MundoNova MaringáSanto Antônio do LevergerTangará da SerraLucas do Rio VerdeNova Santa Helena e Água Boa.

Segundo a Fiocruz, esta é a primeira detecção deste genótipo no estado.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) explica que a nova cepa é mais transmissível que as variantes que já circulam no estado, mas os cuidados preventivos a esse novo genótipo da dengue são os mesmos, como a limpeza dos quintais.

Para combater e prevenir os casos de dengue no estado, a SES-MT realiza a distribuição de insumos, como inseticidas e larvicidas utilizados como medida complementar ao controle do vetor, além de fazer o controle de qualidade na identificação das larvas encontradas e coletadas nos municípios.

Os casos de dengue em Mato Grosso aumentaram 158% entre janeiro e junho deste ano em comparação com o mesmo período de 2021. Neste ano já foram registrados 27.986 casos de dengue e no ano passado foram 10.806 notificações, por isso, o risco no estado é considerado alto.

Em relação ao número de mortes, neste ano foram confirmadas 13 óbitos pela dengue e outras quatro estão em investigação. já no ano passado foram sete mortes e um em investigação.

Em Cuiabá foram registrados 578 notificações no mesmo período analisado e em 2021, foram 464 casos.

Em Várzea Grande, região metropolitana da capital, houve uma queda no número de casos. Foram registrados 142 notificações neste ano e 152, em 2021.

O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos. Cada um pode ser subdividido em diversas linhagens.

O genótipo II, o cosmopolita, é uma das seis linhagens do sorotipo 2.

A dengue, de modo geral, causa febre, náuseas, desidratação, dor abdominal, irritação da pele, dor de cabeça e dor ao redor dos olhos.

Além da dengue, o Aedes aegypti também é transmissor da Chikungunya e do Zika Vírus.

Zika e Chikungunya

 

Mosquito Aedes aegypti é o tranmissor da zika, dengue e chikungunya.  — Foto: Rodrigo Méxas e Raquel Portugal/Fundação Oswaldo Cruz/Divulgação

Mosquito Aedes aegypti é o tranmissor da zika, dengue e chikungunya. — Foto: Rodrigo Méxas e Raquel Portugal/Fundação Oswaldo Cruz/Divulgação

Em Mato Grosso, foram confirmados 254 casos de chikungunya entre janeiro e junho deste ano. No ano passado foram 115. Com isso, houve um aumento de 120% nas notificações da doença.

Em Cuiabá foram registrados 16 casos neste ano e quatro em 2021.

Já os casos de zika vírus no estado tiveram 162 registros neste ano e 139 em 2021. Em Mato Grosso houve um aumento de 16% em comparação com o ano passado.

Na capital foram confirmados seis casos de zika em 2022 e dois no ano passado.

Fonte: G1MT

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}