Segunda-Feira, 20 de Maio de 2024

Notícias

Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2023 07:50

MT: Sorrisense representa e ganha medalha de prata nos Jogos da Juventude; Os atletas de 15 a 17 anos conquistaram 12 medalhas para MT

De 15 modalidades esportivas diferentes e de variados municípios, mais de 160 atletas com idade entre 15 a 17 anos representaram Mato Grosso nos Jogos da Juventude, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, que ocorreu de 01 a 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP). Ao todo foram conquistadas 12 medalhas, sendo duas de prata e 10 de bronze.

 

 

A participação mato-grossense é coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que também realiza as etapas regionais e estaduais classificatórias para a competição nacional. De acordo com o chefe da delegação, o superintendente de Desporto Escolar da Secel, Marcelo Cruz, o nível da competição vem aumentando muito.

 

 

"Os estados entendem essa competição como a mais importante nessa faixa etária. Mato Grosso também tem esse entendimento, e vamos continuar num esforço conjunto, entre Estado, federações e técnicos, para melhorar cada vez nossa participação. Nós, enquanto gestão pública, estamos dando suporte possível para que o desempenho seja cada vez melhor", enfatizou o superintendente.

 

 

Os Jogos da Juventude reúnem os melhores atletas do Brasil, com até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país.

 

 

Ao longo dos anos, o evento esportivo simboliza o início da carreira de grandes atletas brasileiros, como o campeão de arremesso de peso, Darlan Romani, a campeã olímpica no judô, Sarah Menezes, e o mesatenista top 3 do ranking mundial, Hugo Calderano, dentre outros.

 

 

Confira os principais resultados da delegação mato-grossense

 

 

Já no primeiro bloco do evento esportivo, que envolveu as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo e wrestling, Mato Grosso conquistou cinco medalhas.

 

 

A equipe de atletismo assegurou três pódios. Foram duas medalhas de prata, uma do estudante indígena de Barra do Garças, Manuel Tsiwario, na prova de 3000 m, e outra do estudante de Sorriso, Augusto Kilian, na prova de lançamento de dardo. O estudante de Cuiabá, Arthur Amorim, levou a medalha de bronze na prova de arremesso de peso.

 

 

Outras duas medalhas de bronze foram alcançadas pelo atleta de wrestling, Raphael Duarte, e pela atleta de Taekwondo, Ana Caroline Mick. Ele, estudante de Cuiabá, e ela, do distrito de Entre Rios, em Nova Ubiratã.

 

 

O segundo bloco de competições abrangeu as modalidades de ginástica artística, judô, tênis de mesa e voleibol, em que foram alcançadas mais seis medalhas de bronze para Mato Grosso.

 

 

O tênis de mesa garantiu dois pódios mato-grossenses, sendo um por equipe feminina, com as atletas Julia Oliveira, de Várzea Grande, e Julia Hatakeyama, de Cuiabá; e outro individual, também com Julia Hatakeyama.

 

 

Mais quatro bronzes vieram no Judô, com os atletas Rodrigo Sampaio, de Cuiabá, Rafaelli Lara, de Campo Verde, Silas Alencar Costa e Gabrielle Vasconcelos, de Primavera do Leste.

 

 

No terceiro e último bloco de disputas, Mato Grosso foi representado nas disputas das modalidades de natação, vôlei de praia, basquetebol e handebol. Mais um bronze veio com o handebol feminino, em partida realizada nesse sábado (16.09).

 

 

Os três grupos de competições distribuíram as modalidades em datas diferentes, totalizando mais de 4.000 atletas durante todo o período. De 1 a 5 de setembro ocorreram as disputas do primeiro bloco; de 6 a 10 de setembro, do segundo; e de 11 a 16 de setembro, o terceiro. As viagens e a participação das equipes mato-grossenses em todos os blocos foram conduzidas pela Secel-MT.

 

 

“Parabenizamos a todos os esportistas que representaram o Estado. Essa importante competição realizada pelo COB é uma oportunidade de mostrar o potencial de Mato Grosso no esporte e também de interagir e aprender com os melhores atletas do país. Estamos no caminho certo. Em nome do Governo do Estado e da Secel, reitero nossa confiança em nossos jovens talentos e contem conosco para fortalecer ainda mais o esporte mato-grossense”, celebra o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.    

 

 

 

 

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

NOTÍCIAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}