Sábado, 20 de Abril de 2024

Notícias

Segunda-Feira, 07 de Março de 2022 15:42

MT: Secretário de Saúde diz que espera análise técnica para decidir sobre liberação ou não do uso da máscara

MT: Secretário de Saúde diz que espera análise técnica para decidir sobre liberação ou não do uso da máscara REDE SOCIAL

O secretário de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que aguarda a análise da equipe técnica da secretaria para decidir sobre a liberação ou não do uso obrigatório de máscara de proteção contra a Covid-19 no estado.

No início deste mês, um novo decreto de Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no município. Nesta segunda-feira (7), a prefeitura de Sorriso, no norte do estado, também decretou que uso do item agora será opcional na cidade.

De acordo com o secretário, a recomendação dos órgãos oficiais de saúde ainda é usar o item como forma de prevenção ao coronavírus, no entanto, ele afirmou que cada prefeitura tem autonomia para decidir o que deve ser feito no município.

“Eles têm autonomia para tomar decisão nos seus territórios. Eu sei que a máscara é desconfortável, que seria melhor sem. Não vou dizer que sou apaixonado por ela, mas precisamos tomar uma decisão à luz dos dados e dos pareceres da equipe técnica dos cientistas”, pontuou.

Nesta segunda-feira (7), segundo Gilberto, está marcada uma reunião com o governador Mauro Mendes e equipe técnica de saúde para discutir medidas de controle da pandemia.

“A princípio, queremos agir com prudência para não tomar uma decisão antecipada neste momento. Tem prefeitos tomando decisão à luz da situação regional, e, sempre que ocorre um fato dessa natureza, temos que lembrar que não estamos no normal ainda. Ainda estamos em pandemia”, disse.

O secretário disse ainda que, apesar de ter ocorrido uma redução substancial do número de casos da doença no estado, ainda é muito cedo para tomar uma decisão como essa e declarar que a pandemia chegou ao fim.

“Por precaução, principalmente para aqueles que têm mais risco, que tem comorbidades, é necessário utilizar a máscara quando estiver em locais com muitas pessoas juntas. Isso é para prevenir, proteger o cidadão e também aqueles que estão ao seu redor”, ressaltou.

Uso de máscara deixa de ser obirgatório em Sorriso

A Câmara de Sorriso aprovou o Projeto de Lei 13/22 de autoria dos vereadores Iago Mella e Acácio Ambrosini

A Câmara de Sorriso aprovou, durante a 5ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei 13/22, de autoria dos vereadores Iago Mella (Podemos) e Acácio Ambrosini (Patriota), que torna facultativo o uso de máscara facial no município. Após a aprovação na Casa de Leis, o projeto foi sancionado pelo prefeito Ari Lafin, dando origem a Lei Municipal nº 3.218, que passa a vigorar a partir de hoje (07).

De acordo com a lei, fica facultativo o uso de máscaras em todo o território do município de Sorriso, tanto em local aberto, quanto em local fechado. O uso, ou não, fica sob responsabilidade de cada cidadão. Este caso não se aplica a quem estiver doente ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus.

O vereador Iago Mella destaca que, após a redução significativa nos casos de contaminação e internação nos boletins epidemiológicos, faz-se necessário o retorno a rotina de antes da pandemia. “Precisamos voltar a nossa rotina e sairmos dessa restrição, voltando a ter as relações interpessoais que foram alteradas. Ficamos felizes com a rápida sanção do prefeito”, ressaltou.

 
Fonte: G1MT

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}