Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024

Notícias

Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2023 07:59

MT: Governo passa a monitorar desmatamento em Nova Ubiratã e outras 21 cidades

Foi publicado no Diário Oficial da União, revelou uma relação de 22 cidades mato-grossenses consideradas prioritárias em ações de combate ao desmatamento na região da Amazônia.

 

 

Esta lista, que contempla 70 municípios ao todo, destaca Mato Grosso como o Estado com a segunda maior quantidade de áreas prioritárias, superado apenas pelo Pará, que possui 26.

 

 

A lista também inclui municípios de outros estados, como Acre (5), Amazonas (9), Rondônia (6) e Roraima (2).

 

 

Essa relação é atualizada periodicamente para refletir sobre as mudanças na priorização de municípios dentro do Bioma Amazônia para a prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento.

 

 

Veja a lista dos 22 municípios de Mato Grosso que estão sendo monitorados a partir de agora nas ações de controle do desmatamento florestal:

 

 

Apiacás, Aripuanã, Bom Jesus do Araguaia, Cláudia, Colniza, Comodoro, Cotriguaçu, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Juara, Juína, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Querência, Rondolândia, São José do Xingú e União do Sul

 

 

Outros 09 municípios de Mato Grosso já estavam sob vigilância:

 

 

Alta Floresta, Alto Boa Vista, Brasnorte, Confresa, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, São Félix do Araguaia, Tapurah e Vila Rica.

 

 

De acordo com a portaria nº 161, datada de 15 de abril de 2020, os municípios são incluídos nessas listas seguindo critérios específicos.

 

 

Eles precisam ter registrado, no ano de 2019, um desmatamento de florestas que atinja ou ultrapasse 80 km², além de uma área total desmatada nos últimos três anos que seja igual ou superior a 160 km². Outro fator considerado é o aumento da taxa de desmatamento em pelo menos três dos últimos cinco anos.

 

 

Esses critérios visam reforçar as estratégias de luta contra o desmatamento e estimular a conservação do ecossistema amazônico.

 

 

 

 

 

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}