Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

Notícias

Sexta-Feira, 05 de Janeiro de 2024 09:43

MT: Ex-deputado Pedro Satélite morre, aos 68 anos, após luta contra o câncer

Falecimento do Ex-Deputado Estadual Pedro Satélite Deixa Legado na Política de Mato Grosso

Foi informado na madrugada desta sexta-feira (05.01), o falecimento do ex-deputado estadual Pedro Satélite, de 68 anos, em decorrência a um câncer no pâncreas. Ele lutava contra a doença há alguns meses e não resistiu.

Figura proeminente na política de Mato Grosso, sua morte foi amplamente lamentada nas redes sociais por ex-colegas de parlamento e autoridades.

A vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Janaina Riva (MDB), expressou suas condolências, destacando a perda significativa para a política local.

“É com o coração enlutado que eu e minha família recebemos a notícia do falecimento do ex-deputado Pedro Satélite. Pedro foi meu colega de parlamento e deixará saudades. À sua família e amigos desejo que Jesus conforte o coração de vocês neste momento de dor e perda. Deputada Estadual”, afirmou.

O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) também se manifestou, ressaltando o legado político de Satélite. “Lamentamos profundamente o falecimento do ex-deputado Pedro Satélite. Seu legado na política serão lembrados com respeito e gratidão. Nossos pensamentos estão com sua família neste momento de luto. Que descanse em paz”, disse.

Pedro Satélite iniciou sua carreira política em 1986, em Guarantã do Norte, onde foi vice-prefeito e prefeito. Ele conquistou seu espaço na Assembleia Legislativa em 1994, reeleito em 1998 e 2002. Na eleição de 2010, ficou na primeira suplência, mas, em 2013, assumiu como titular. Em 2014, o parlamentar, candidato pelo Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito com 20.120 votos.

Ao longo de sua trajetória, destacou-se pela defesa do término da pavimentação e duplicação da BR-163, assim como pela regularização fundiária e apoio à agricultura familiar.

Um dos marcos de sua atuação foi a intermediação junto ao Governo do Estado para integrar o Sistema de Abastecimento de Energia da região norte de Mato Grosso ao Sistema Eletrobrás, impulsionando o desenvolvimento da região com a instalação de indústrias e agroindústrias.

Além disso, Pedro Satélite, representante do norte do Estado na Assembleia Legislativa, foi fundamental na interiorização do sistema de saúde, com a criação e implantação de hospitais regionais, uma causa que sempre defendeu com veemência.

O ex-deputado deixa um legado significativo na política mato-grossense, sendo recordado por suas conquistas legislativas.

Fonte: Vida Política

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}