Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Notícias

Quinta-Feira, 11 de Março de 2021 07:44

MT descarta lockdown neste momento e anuncia 660 novos leitos contra Covid

Estado reforça atendimento aos pacientes com Covid-19

O governador Mauro Mendes (DEM) anuncia nesta quarta-feira a abertura de novos leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19 em Mato Grosso. Com a ampliação da rede de atendimento, ele descarta adotar medidas mais rígidas de isolamento social, como um eventual lockdown.

“Vamos o possível e impossível para que não seja necessário aplicar Lockdown. É uma medida extrema e muito difícil que nós vamos lutar com todos os esforços para qu não aconteça em Mato Grosso”, disse.

No anúncio, Mauro afirmou que serão 500 leitos clínicos e 160 de Unidades de Terapias Intensivas (UTIs). Esses leitos serão distribuídos por municípios.

O chefe do Executivo também anunciou o montante de R$ 69 milhões, que serão enviados para que municípios façam aquisição de suprimentos para o enfrentamento a covid-19. “Esse valor é referente a créditos da administração anterior para que todos os municípios possam investir na atenção primária e na compra de medicamentos e contratações de profissionais”, disse.

 

Thank you for watching

COLAPSO E RESTRIÇÕES

Na última semana, o governador determinou restrições no funcionamento das atividades não essenciais, que devem funcionar entre as 5h00 e 19h00 e implantou o toque de recolher em todo Estado após às 21h00. O motivo foi o aumento exponencial de casos do novo coronavírus e a superlotação de UTIs, que atingiram praticamente 100% de ocupação.

Na ocasião, Mauro disse que estava encontrando dificuldades em abrir novos leitos de UTI. Segundo ele, o problema não era falta de dinheiro, mas de profissionais habilitados para trabalhar em unidades intensivas. 

“Só este ano, abrimos 90 novas UTIs, quando percebemos que estava vindo uma nova onda de pandemia. Mas nós não estamos mais encontrando profissionais para UTIs. Faltam médicos, profissionais habilitados na enfermagem, fisioterapeutas... Neste momento o problema é gente, pessoas”, explicou.

Mauro disse, inclusive, que estudava aumentar o valor do pagamento aos profissionais da saúde.

Acompanhe aqui a coletiva do governador:

Fonte: Folha Max

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}