Segunda-Feira, 17 de Agosto de 2026

Notícias

Segunda-Feira, 17 de Agosto de 2026 14:41

Mato Grosso tem 11 dos 20 maiores produtores de soja do Brasil; Sorriso encosta na liderança

Mato Grosso consolidou sua força no agronegócio ao colocar 11 municípios entre os 20 maiores produtores de soja do Brasil. O número representa 55% das cidades presentes no ranking nacional da Produção Agrícola Municipal (PAM) de 2024, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sorriso aparece na segunda colocação nacional, com uma produção de 2.084.520 toneladas de soja. O município ficou muito próximo de São Desidério, na Bahia, que liderou o levantamento com 2.092.944 toneladas.

A diferença entre os dois maiores produtores do país foi de apenas 8.424 toneladas, equivalente a cerca de 0,4% da produção registrada pelo município baiano.

Apesar de ocupar a segunda colocação na soja, Sorriso manteve a liderança nacional no valor total da produção agrícola, com aproximadamente R$ 7,2 bilhões movimentados em 2024. O resultado também foi impulsionado pelo milho, algodão e feijão.

Além de Sorriso, aparecem no Top 20 Nova Ubiratã, Querência, São Félix do Araguaia, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Sapezal, Paranatinga, Diamantino, Brasnorte e Primavera do Leste.

Confira os municípios mato-grossenses no ranking:

  • 2º – Sorriso: 2.084.520 toneladas;
  • 5º – Nova Ubiratã: 1.500.600 toneladas;
  • 7º – Querência: 1.230.000 toneladas;
  • 9º – São Félix do Araguaia: 1.164.706 toneladas;
  • 10º – Campo Novo do Parecis: 1.141.652 toneladas;
  • 11º – Nova Mutum: 1.140.000 toneladas;
  • 12º – Sapezal: 1.123.911 toneladas;
  • 13º – Paranatinga: 1.120.177 toneladas;
  • 14º – Diamantino: 1.014.303 toneladas;
  • 16º – Brasnorte: 966.817 toneladas;
  • 19º – Primavera do Leste: 904.800 toneladas.

Somados, os 11 municípios produziram aproximadamente 13,4 milhões de toneladas de soja. A concentração evidencia a importância de Mato Grosso para toda a cadeia do agronegócio, envolvendo transportadoras, armazéns, indústrias, revendas de máquinas e insumos, oficinas e milhares de trabalhadores.

Os dados referem-se à produção municipal consolidada de 2024 e não devem ser confundidos com as estimativas das safras seguintes. Naquele ano, o Brasil produziu aproximadamente 144,5 milhões de toneladas de soja em 46,2 milhões de hectares.

Com mais de 2 milhões de toneladas, Sorriso permaneceu entre as maiores potências agrícolas brasileiras e ficou muito perto de recuperar a liderança nacional na produção da oleaginosa.

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}