Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Notícias

Sábado, 13 de Agosto de 2022 16:12

Mato Grosso confirma mais dois casos de varíola dos macacos; Sorriso tem dois casos suspeito

Mato Grosso confirma mais dois casos de varíola dos macacos; Sorriso tem dois casos suspeito INTERNET

A Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou nesta sexta-feira (12) mais dois casos de varíola dos macacos, doença causada pelo vírus monkeypox. Agora, são quatro positivações registradas.

Os dois homens que estão com a doença moram em Várzea Grande e têm entre 30 e 50 anos. Eles estiveram fora do país e apresentam sintomas leves da doença, conforme a secretaria.

Os outros dois casos confirmados eram de moradores de Cuiabá com idades entre 25 e 40 anos.

Mato Grosso acompanha 17 casos suspeitos. São cinco em Rondonópolis, quatro em Cuiabá, dois em Várzea Grande, dois em Sorriso, além de Nossa Senhora do Livramento, Barra do Garças, Comodoro e Nova Xavantina, com um possível caso cada. Até esta quinta-feira (11), eram 13 casos suspeitos.

As amostras colhidas foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT)e direcionadas para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é referência nacional para análise.

EM SORRISO

Como divulgado pelo Estado nesta manhã, 12 de agosto, a Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma que há mais um caso suspeito de varíola do macaco. Trata-se de uma mulher que teve contato com a suspeita do primeiro caso e que diante da possibilidade e de sintomas buscou os serviços de saúde. O material foi coletado e encaminhado ao Lacen/MT. Até o momento não há previsão de datas do Lacen para os resultados. Ambas as pacientes que apresentam a possibilidade de ter contraído a doença passam bem, não estão internadas e vem seguindo todas as orientações da equipe da Semsas.

Sintomas

 

Os principais sintomas da varíola dos macacos são caroços e lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Quem apresentar algum destes sinais deve procurar uma Unidade Básica de Saúde ou Pronto Atendimento

Prevenção

 

O uso de máscara, distanciamente físico e higienização das mãos, segundo a SES-MT, ajudam a prevenir a doença, assim como evitar compartilhar objetos com pessoas infectadas e não tocar nas lesões.

 
Fonte: G1 COM ASSESSORIA

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}